Destaques
Ivoti: Emater já auxiliou 27 famílias em crédito rural
Ivoti – Mesmo com o fim da estiagem e a regressão gradual dos casos de Covid-19 na região, os produtores rurais seguem em busca de meios para arcar com os créditos rurais contratados junto aos bancos. Os mais afetados neste ano atípico são àqueles que vendem seus produtos diretamente ao consumidor, através de feiras e eventos. Para quem comercializa junto ao mercado atacadista e varejista, através da Ceasa, o efeito da pandemia pouco foi sentido.
É o que aponta o extensionista responsável pela Emater, Rodrigo Sasso, que tem trabalhado de forma exaustiva no socorro aos pequenos agricultores, em especial na elaboração de laudos técnicos que possam viabilizar a negociação dos créditos rurais – responsáveis pelo investimento e custeio das lides do campo – juntos às instituições financeiras. “Procuramos demonstrar o impacto que o período de isolamento teve naquela produção e sua comercialização. E trata-se de um laudo diferente, porque aponta que o problema não foi produzir, mas sim vender o produto”, destaca Sasso.
O técnico informa que até o momento, desde que a pandemia trouxe reflexos no campo, aliado a estiagem, a Emater já encaminhou 27 laudos técnicos. Todos foram acatados pelos bancos, que aceitaram renegociar dívidas e estender contratos. “Apenas em postergações de contratos o valor já ultrapassa os R$ 100 mil. Não há uma estimativa de inadimplência, pois isso é segredo bancário, mas certamente é inferior a 5%. Crédito rural é uma das melhores carteiras para os bancos”, frisou.
Os trabalhos seguem no órgão, e em média, a Emater atende a quatro pedidos de laudo por semana, trâmite que costuma ser rapidamente encaminhado para os produtores.
Alguns afetados, outros nem tanto
Apesar dos impactos causados pelos efeitos climáticos e a Covid-19, nem toda cadeia produtiva associada a agricultura foi prejudicada em 2020. Sasso comenta que a Emater tem atenção especial na segurança dos alimentos e proporcionar condições adequadas de produção. Em meio a este cenário, observou que do ponto de vista econômico, algumas culturas tiveram êxito durante a pandemia. “As mudas de hortaliça é um bom exemplo. Nunca foi vendido tanto como agora, especialmente pelo consumo urbano. É um dado surpreendente para nós. Os produtores de leite também tiveram um retorno interessante”, cita Sasso, completando que na contramão deste crescimento, a área da avicultura foi fortemente abalada em razão do espaçamento de lotes, procedimento que respeitou as imposições sanitárias em combate ao vírus.
Laudo técnico
O técnico informa que o encaminhamento do laudo é gratuito e pode ser solicitado através do contato WhatsApp: 99550-6167 ou ainda pelo e-mail emivoti@emater.tche.br. O atendimento presencial na Emater está normalizado, mas respeitando o uso de máscara e álcool em gel no atendimento aos produtores.