Destaques
Ivoti: Kombícula na estrada e muitas histórias pra contar
Família registra viagens a bordo de uma Kombi
Felipe Faleiro
Ivoti – Três aventureiros, uma Kombi e muitas histórias na bagagem. Esta é a rotina do casal de namorados, moradores do bairro Concórdia, o técnico em segurança do trabalho Clairson Doss, o popular San, 38 anos, e a advogada Priscila Bitello, 30 anos. Juntos, o filho de San, Pietro, de nove anos. Pelas redes sociais, eles compartilham as viagens feitas e exibem os lugares por onde passam.
Tudo começou com o desejo de explorar locais novos. “Sempre gostei muito de aventuras e ficava maravilhado quando lia ou acompanhava uma expedição, tanto no Rio Grande do Sul como pelo mundo”, conta Clairson, cujo sonho era o de fazer uma viagem longa a bordo de uma motocicleta, como contou à reportagem. “Fiz algumas, conheci lugares fantásticos, mas nada muito longe”.
Pietro, conhecido como “Pi”, sempre acompanhou o pai nas viagens, trilhas e acampamentos. “Sempre achei muito importante aproximar meu filho deste estilo de vida, conectá-lo com a natureza, vivenciar momentos de simplicidade”, afirma Clairson, que também é autônomo e nasceu no interior de Santa Catarina. Ele mora em Ivoti há 20 anos. Já Priscila é natural de São Leopoldo.
Casa – O menino cresceu, e Clairson conta que sentiu a necessidade de buscar um veículo que pudesse proporcionar conforto e segurança nas viagens, além da sensação de estar em casa em qualquer local. No final de 2019, a Kombi, modelo furgão 2008/2009, foi adquirida. No começo, houve certo estranhamento pela forma de dirigir, mas logo a família se acostumou ao automóvel.
O nome Kombícula foi dado pelo menino, e faz referência ao desenho animado “Bunnicula – O Vampiro Coelho”, que Pietro gostava. “Nossa Kombi é muito simples, praticamente como saiu de fábrica. A encontrei depois de muita procura, pois hoje em dia, as Kombis em bom estado estão supervalorizadas, e as com preço mais acessível estão em péssimas condições”, avalia Clairson.
Com a pandemia, novas oportunidades
No começo, a Kombi também era usada para o trabalho de entrega de chopp artesanal, porém, com a pandemia, os negócios foram afetados e o casal precisou buscar alternativas. “Com a paralisação de festas e eventos, pode-se ter uma ideia de como isto me afetou financeiramente. Mas nunca deixamos de lado o sonho de viajar por aí com ela”, contou o autônomo.
O planejamento das viagens veio logo em seguida. Primeiro, a ideia era buscar visitar belos lugares dentro do território gaúcho. Mas o primeiro destino, no começo do ano passado, foi em Santa Catarina: o balneário de Ilha Redonda, no oeste do estado vizinho, na divisa com o RS, um local já conhecido pela família. Somente pai e filho participaram desta aventura.
“Nosso foco sempre foi a busca por lugares inexplorados, pouco visitados ou desconhecidos. Temos como lema ‘viagens raiz’, com poucos gastos. Por isso, optamos por pernoites na Kombi e refeições feitas por nós na própria Kombi”, diz Clairson. Segundo eles, diversos locais já foram visitados, como cachoeiras, campings, matas e com muita natureza.
“Nosso foco sempre foi a busca por lugares inexplorados, pouco visitados ou desconhecidos”
Os projetos futuros da Kombícula
Priscila conta que um dos destinos preferidos da família é os Aparados da Serra, onde os três já visitaram os canyons de Itaimbezinho, Cambará do Sul e os municípios de Jaquirana. Para o futuro, eles têm a intenção de conhecer o máximo de locais no estado gaúcho, mas também lugares fora, como Bonito/MS, as Cataratas do Iguaçu/PR e a Chapada dos Veadeiros/GO, entre outros.
“Temos projetos mais ambiciosos, como viajarmos para nossos países vizinhos e toda América do Sul”, projeta o pai de Pietro. No entanto, esta ideia está no futuro mais distante. Antes, a família concorda que é preciso fazer ainda mais adaptações na Kombi, mas mantendo o estilo definido por eles como “simples e funcional”.
Embora a família tenha presença atuante no Instagram, com postagens frequentes, nem sempre foi assim. “No início não nos preocupávamos muito com registros e divulgação das nossas aventuras, mas sempre que voltávamos éramos bastante questionados por outras pessoas sobre o passeio que tínhamos realizado”, afirma Clairson. Daí surgiu a ideia de montar o perfil.
Nele, a família registra os locais, mas conta que a página pode servir especialmente para inspirar novos aventureiros, além de mostrar que é possível viajar por aí e aproveitar momentos únicos com relativamente poucos recursos. No futuro, Clairson, Priscila e Pietro têm ideia de criar um canal no YouTube para ampliar o público que pode acompanhar as aventuras.
Como acompanhar as aventuras da família
Os três contam também com o apoio de alguns parceiros, que, segundo eles, acreditam no projeto, como a Mecânica do Tiago, de Lindolfo Collor, Produtos Mais Sabor, de Ivoti, e KMZero Pneus, de Estância Velha. Na Páscoa, a Kombícula vai pôr o pé, ou melhor, os pneus, na estrada novamente. No entanto, o roteiro ainda está sendo estudado.
“Nossa ideia é conhecer uns quatro a cinco novos lugares”, comenta Priscila. A princípio, o destino final será Praia Grande, também no estado catarinense. Até lá, todas as aventuras anteriores, e também as próximas, bem como o dia-a-dia da família, podem ser conferidas na página do Instagram do projeto: @kombicula.