Destaques

Ivoti: Liga realiza o Festival de Tortas de maneira diferente

09/10/2020 - 21h24min

Créditos: Stefany Rocha

Ivoti – Lutando por uma causa maior, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realizou na sexta-feira, 9, o tradicional Festival de Tortas. O evento feito anualmente no mês de outubro – por ser o período do ano destinado a conscientização contra o câncer de mama – tem a intenção de arrecadar fundos para a instituição que auxilia mulheres, homens e crianças que são diagnosticados com a doença ou que já estão passando pelo tratamento.

No entanto, por conta da pandemia, este ano o evento teve que ocorrer de forma diferente. Em vez de, como anteriormente, ser feito em um local fechado, para evitar aglomerações e respeitar as medidas de segurança, a 22ª edição do Festival foi adaptado para um modelo drive-thru. Desta forma, as pessoas que haviam comprado os cartões para participar, iam até o Sport Club Ivoti – de carro ou a pé – e recebiam uma sacola com salgadinhos e cinco fatias de diferentes sabores de torta para levarem para casa.

De acordo com a vice-presidente da Liga, Claudete Jotz, este não foi o primeiro evento da Liga que teve que ser adaptado a um modelo que pudesse ser executado durante a pandemia. Isto porque, como a associação se sustenta financeiramente por meios próprios, boa parte dos recursos vêm através dos eventos que são realizados durante todo ano e, como este ano grande parte deles teve que ser cancelado, foi preciso esforços para executá-los.

“Está sendo muito legal, está bem movimentado. Esgotamos os 400 cartões que tínhamos a venda e, ainda assim, mais pessoas nos procuraram querendo participar”.

Acolhimento

Com o dinheiro arrecadado no evento, a Liga – que, além de Ivoti, atende também moradores de outros municípios da região, como Lindolfo Collor, Presidente Lucena e São José do Hortêncio – oferece ajuda quem os procura na realização dos exames e outras necessidades envolvendo o tratamento. Além disso, a associação funciona também como uma rede apoio para que as pessoas estão enfrentando a doença não se sintam sozinhas.

Atualmente 74 pessoas estão recebendo auxílios da Liga, mas, segundo Catia Heindreich, responsável pelo setor de Prevenção, as portas seguem abertas para quem quiser participar.

“Tem horas que a gente realmente se emociona, é um trabalho lindo. Nós estamos aqui por todos que estão passando por este momento tão delicado que é enfrentar o câncer”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário