Destaques

Ivoti: precarização na avenida Presidente Lucena provoca transtornos

09/09/2021 - 16h14min

Atualizada em 09/09/2021 - 17h05min

Sem sinalização, até o conserto, o trecho permanece preocupando os populares (Crédito: Daiani Aguiar)

por Daiani Aguiar

Além de situações de risco, estragos também causam sujeira e caos

Ivoti – Quem passa pela avenida Presidente Lucena no Centro, se depara com buracos e relevos na via, principalmente, na altura do Plamacol, local recente de uma colisão entre veículos. Desde que um cano estourou na rua, há cerca de três semanas, o asfalto ganhou outro aspecto: agora está empoeirado e esburacado.

Sem placas, iluminação ou meios de identificação dos danos que as águas do vazamento ocasionaram na via, os veículos em velocidade não percebem os estragos com antecedência. Dessa forma, na tentativa de evitar os buracos, condutores têm realizado manobras imprudentes na área, como redução repentina ou falta de sinalização nos desvios.

Embora a rua seja larga, quando há carros estacionados em ambos os lados, a situação fica ainda mais agravada. Em alguns momentos, veículos que optam por reduzir a velocidade, são surpreendidos por outros que passam direto pelo trecho.

Riscos
Ainda no último sábado (4), em razão dos buracos, um motorista freou bruscamente, fazendo com que o veículo de trás colidisse na traseira. Uma das vítimas envolvidas no acidente relatou à reportagem que enquanto a Brigada Militar (BM) atendia a ocorrência “quase aconteceram outros acidentes”.

Conforme moradores, o acidente despertou ainda mais o alerta. “É fato que precisa de conserto. Tem gerado muito transtorno”, disse um popular, que preferiu não se identificar.

Portas fechadas
Em razão dos buracos na via, estabelecimentos ficam empoeirados, e reivindicam reparos. Os proprietários do café Gato na Estante, relataram que possuem a prática de manter a porta aberta, sendo necessário mantê-las fechadas durante três dias na última semana. “É pó, por tudo. É bem complicado, porque temos alimentos e produtos que podem estragar”, disse um dos sócios.

Reparos

As fortes chuvas acentuaram as precarizações da via. Na última quarta-feira, uma equipe da Autarquia Água de Ivoti esteve no local para colocar saibro no trecho, a fim de preencher os buracos. De acordo com o gerente técnico, Tiago Schoninger, a empresa estava sem contrato de repavimentação asfáltica, o que atrasou as obras de conserto.

“A repavimentação está agendada para a próxima segunda-feira, nos dois pontos de intervenção da avenida”, afirmou Tiago. Segundo ele, até lá as equipes seguirão com os monitoramentos. O outro trecho prejudicado fica próximo ao número 1250. O gerente também destacou que o prazo pode sofrer alteração, pois para serem realizadas obras, o solo não pode estar úmido.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário