Destaques

Ivoti realiza atividades de prevenção de violência contra a mulher

30/08/2021 - 12h01min

Palestras de conscientização sobre o tema realizada na escola Aroni (Crédito: Divulgação/ PMI)

por Daiani Aguiar

Ivoti – ‘Agosto Lilás’ é um símbolo de combate à violência doméstica e às diversas violências praticadas contra a mulher. Somente em Ivoti, segundo dados da Polícia Civil, foram registrados 46 casos de janeiro a julho deste ano. Diante disto, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência da Mulher (CRM) da Prefeitura de Ivoti promovem uma iniciativa que visa despertar esta consciência.

As ações da campanha “Mulher não tem dono” são realizadas nas escolas do município, com debates ministrados pela psicóloga Débora Vieira da Silva Carpes. Na última quarta-feira, dia 25, representantes dos centros estiveram na escola Ildo Meneghetti e falaram com três turmas.

Gabrielle Luiza Gross, 15 anos, foi uma das alunas presentes. Ela contou que foi a primeira vez que assistiu palestra sobre o tema e que pôde perceber a importância de denunciar. “Achei bem informativa, porque é bom avisar que a violência não é normal, e que é preciso parar isso. Não podemos normalizar algo tóxico, que pode causar tanto problema e mal às pessoas”, destacou a jovem.

Não podemos normalizar algo tóxico, que pode causar tanto problema e mal às pessoas”

Conforme explicou a coordenadora do Cras e do CRM, Roberta Würzius, esta ação desperta o alerta, possibilita que situações sejam identificadas, e informa sobre os canais disponíveis para denúncia. A ação nas escolas é sempre importante, porque é um trabalho de prevenção. Precisamos trabalhar desde cedo com nossos jovens para mudar a realidade atual, então ter estes momentos de debate é fundamental”, disse Roberta.

Escolas ainda podem participar
As atividades iniciaram quinta-feira, dia 19, na Escola Aroni Mossmann. Na última quarta-feira, ocorreu na Ildo Meneghetti, com turmas do 9º ano, retornando à instituição na próxima segunda-feira, com turmas de Educação de Jovens Adultos (EJA).

Adentrando o mês de setembro, as atividades seguirão nas escolas Nelda Julieta Schneck, dia 02, com turmas do 9º ano e novamente na Ildo Meneghetti, dia 08, com turmas do 8º ano. As escolas interessadas em somar no movimento podem contatar o CRM através do telefone: 3563-2151.

Casos de violência
Uma em cada quatro mulheres sofrem algum tipo de violência, somando 17 milhões de brasileiras vítimas desta realidade, sendo 48,8% das agressões acontecendo em casa. Os dados são da pesquisa de 2020, publicada neste ano pelo Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os canais de denúncia são o telefone Disque 180, Polícia Civil (181), Polícia Militar (190), ou nos próprios centros de referência. O Cras fica localizado na avenida Presidente Lucena, 3426, no Centro. Já o CRM fica na rua Arthur Augusto Gernhardt, 800, na Morada do Sol. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, sendo o Cras das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e o CRM das 12 às 18 horas.

Atividade realizada na Escola Ildo Meneghetti (Crédito: Daiani Aguiar)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário