Destaques

Ivoti recebe pela primeira vez o cinema drive-in

09/10/2020 - 21h39min

Em virtude dos diversos transtornos, prejuízos e toda a crise causada pela pandemia de Covid-19, diversas áreas precisaram inovar e encontrar formas criativas de se manter. Uma delas foi a cultura, que teve a maioria dos eventos impedidos devido à impossibilidade de fazer aglomerações de pessoas.

Entre as soluções encontras para permitir a retomada de eventos culturais, resgatou-se uma tradicional forma, bastante popular na década de 1970, de assistir filmes: o cinema drive-in. Na sexta-feira, em homenagem ao dia das crianças, o Núcleo de Casas Enxaimel recebeu, pela primeira vez, este tipo de exibição.

A atividade já vinha sendo pensada e oferecida pelo Sesc-RS ao município, mas a opção foi realizar neste momento, conforme a Diretora de Turismo, Raiama Trenckel. “Como a gente sempre vinha fazendo atividades nesta data, o cinema veio como uma programação divertida, diferente e segura para todos nesse momento”.

O filme escolhido para ser assistido pela comunidade foi a animação brasileira Tito e os Pássaros, lançada em 2018. Ela conta a história de um menino tímido, de 10 anos, que busca a cura para uma estranha epidemia, que faz com que pessoas fiquem doentes quando se assustam.

Apesar de o tema pandemia coincidir com o momento em que vivemos, Raiama garante que esta coincidência surgiu por acaso. “O Sesc nos disponibilizou uma lista de filmes que poderiam ser exibidos e a gente estudou a mensagem que cada um passava. Nos deparamos com este e ele caiu como uma luva, com uma história lúdica, para amenizar este momento”.

Exibição

Desde o início, ainda no primeiro dia de divulgação, o evento já se configurava como um grande sucesso. Ele foi aderido pela comunidade e, em poucas horas, os 60 ingressos disponibilizados ficaram esgotados. No dia da exibição não poderia ser diferente e o estacionamento do Núcleo ficou completamente lotado pelas famílias.

Mesmo com tanta gente reunida em um mesmo espaço, a organização pensou em cada detalhe e tomou todos os cuidados para que os protocolos sanitários fossem devidamente seguidos. Além de cada família ter de permanecer dentro dos carros, foi mantido o distanciamento recomendado de mais de 1,5 metro, entre cada veículo.

Até mesmo para poder sair dos carros e ir ao banheiro, os participantes precisaram ligar o pisca alerta e aguardar a chegada de uma pessoa que estava trabalhando, para que fossem conduzidos aos locais.

O filme foi transmitido para os presentes através de um telão inflável colocado pelo Sesc. O áudio da animação foi reproduzido em um canal de rádio especialmente disponibilizado para o evento. De acordo com Raiama, em virtude da alta procura que acabou deixando muitas pessoas de fora, a Administração Municipal já pensa em uma segunda edição, mas ela ainda não está definida.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário