Destaques
Ivoti sempre focada na segurança pública
Várias ações estão em andamento em prol da segurança
Leila Ermel
Ivoti – O município vem se segue atento e atuante para manter a segurança cotidiana. Se garantindo como ordeiro e ainda muito tranquilo, se comparado há muitas localidades da região, fatos inclusive acentuados por autoridades policiais. Mas a possibilidade de passar a ser foco de criminosos em golpes e tentativas de estelionato, fez representantes da BM novamente abordarem o assunto em evento online. O videomonitoramento existente foi o ponto mais destacado no enfrentamento a qualquer possibilidade de bandidismo, pois através da ação das câmeras em pontos estratégicos muitas ações são coibidas e prisões realizadas.
Reunião comunitária virtual tratou sobre segurança e alertas (Crédito: Leila Ermel)
Reunião virtual de alerta
Há poucos dias foi realizada mais uma reunião comunitária virtual entre BM e líderes da comunidade. O principal assunto teve foco em alertas quanto ao índice de casos de golpes e estelionatos. O delito que teve maior índice foi o de Estelionatos tendo somado 52 em 2019, aumentado para 146 em 2020 e chegado até o momento a 42 em 2021.
A ação foi organizada pelo Major Beron, do 32º BPM, e pelo Tenente Prado, comandante da BM local, contando ainda com a participação de lideranças como a presidente da Câmara Marli Gehm, o titular do Consepro, Vasco Ribeiro, além de representantes de bairros. Muitos alertas e dicas foram reafirmados e o videomonitoramento foi bem avaliado, como um grande aliado ao combate aos delitos. Também se destacou o perfil dos estelionatários e o quanto tentam persuadir suas vítimas, geralmente abordando de forma educada e paciente.
Cercamento eletrônico
Ivoti deu mais este importante passo, colocando em funcionamento esta tecnologia para fomentar a segurança. São 47 câmeras responsáveis pelo videomonitoramento e agora o município também conta com o cercamento eletrônico, que oportuniza mais recursos para o monitoramento.
É uma iniciativa que proporciona ainda mais subsídios para os controles na segurança pública e possibilita autuar os condutores que trafegam com diversas irregularidades. Mais uma forma de manter o crime distante da comunidade.
A ferramenta adotada alerta quando qualquer carro irregular passe pelas câmeras do cercamento. No exato momento ocorre um alerta na central e, de imediato, a informação é repassada para a guarnição, que faz a abordagem do veículo.
Cercamento eletrônico passa a ser nova ferramenta tecnológica na central de videomonitoramento (Crédito: BM)
Controle – Este sistema consegue identificar vários tipos de infrações veiculares como roubo e furto, busca e apreensão, clonagem, restrição à circulação e licenciamento vencido. Cada alerta é acompanhado de uma foto. “O cercamento eletrônico será vinculado ao videomonitoramento para intensificar ainda mais a segurança para a população. Com esta nova tecnologia disponível, estamos interligados diretamente com a Secretaria de Segurança do Estado, possibilitando este cruzamento de informações sobre os veículos irregulares. Muito tem a contribuir para o trabalho da corporação”, pondera Tenente Prado, comandante local.
Como contribuir com o videomonitoramento?
Os moradores e empreendedores tem um papel muito importante na manutenção do videomonitoramento existente. Atualmente são 47 câmeras distribuídas de forma pensada e estratégica, visando atingir o maior número de pontos possível. Mas, na realidade, a captação e abrangência poderia ser muito maior, se o Consepro, entidade responsável por administrar e monitorar o funcionamento deste importante sistema de segurança, tivesse uma maior contribuição da população.
O presidente da entidade, Vasco Magno Ribeiro, destaca que o programa de contribuintes está com uma adesão de 118 cidadãos, que contribuem com um valor descontado mensalmente na conta da autarquia de água. Se considerar que o município tem cerca de 8 mil economias registradas, o número atual de contribuintes é reduzido.
A contribuição é espontânea e a duração depende da decisão de cada colaborador. Se você aderiu ao programa, mas daqui há 6 meses ou 12 meses decidir que não quer ou não pode mais seguir com esta contribuição, é só solicitar o desligamento junto à autarquia de água, que de imediato o valor é excluído de sua conta.
Urna de adesão da contribuição ao videomonitoramento está na prefeitura (Crédito: Divulgação)
Como ajudar?
As pessoas interessadas em auxiliar neste trabalho de instalação, manutenção e expansão da rede de videomonitoramento de Ivoti, podem solicitar o cupom de adesão, decidir o valor de contribuição e confirmar o desconto em conta de água. Mais informações com Vasco, pelo celular 51 998660065.
Cupom de adesão permite valor ser descontado junto à conta da autarquia de água
A ampliação do projeto
Este programa é viável graças a contribuição da comunidade, de empresários e de ações conjuntas entre prefeitura municipal, CDL, Consepro. Porém, o Consepro tem tido dificuldades em adquirir novos equipamentos, novas câmeras e com isso de ampliar a abrangência do serviço.
O programa é aprovado pela lei 3251, de 2019. Vasco lembra ainda que é possível ocorrerem doações de câmeras e equipamentos. “A entidade se responsabiliza pela instalação e manutenção dos mesmos, mas vale lembrar que a indicação do local de instalação segue a um estudo de abrangência, sempre visando atender uma área o mais amplo e necessário possível”, finaliza.