Destaques

Ivoti vai entrar com defesa junto ao Estado caso entre em bandeira vermelha

20/06/2020 - 10h48min

Atualizada em 20/06/2020 - 14h46min

Ivoti – Um novo decreto de restrições ao comércio está sendo escrito pelo prefeito Martin Kalkmann, e começa a vigorar na segunda-feira, 22, independentemente da bandeira que será anunciada hoje pelo governo do Estado, dentro do sistema de Distanciamento Controlado.

Atualmente, a bandeira que vigora é a laranja, menos restritiva, mas se teme que a nova bandeira anunciada seja vermelha, onde os comércios não-essenciais, ou não funcionam, ou abrem com o cerco ainda mais apertado. Este decreto, por si só, poderá restringir alguns serviços, por exemplo, em relação ao horário de funcionamento à noite.

Porém, ele não deve ser tão restrito como ocorre em Novo Hamburgo, para citar um exemplo, onde os comércios precisam encerrar as atividades às 20h. Há o temor de que seja considerada uma piora nos índices dentro da região onde o município está contido, cujo município-sede é Novo Hamburgo. Ali, as UTIs clínicas estiveram nesta semana com quase 100% da capacidade utilizada.

Ivoti, porém, argumenta que desde o final de março, não teve nenhuma internação hospitalar causada pela Covid-19. Por este motivo, caso a bandeira seja vermelha a partir de segunda-feira, 22, o município entrará com defesa junto ao governo do Estado, argumentando que já indicou restrições previamente.

A questão do novo decreto foi uma das grandes discussões que o prefeito Martin teve na reunião realizada com proprietários de restaurantes, na quinta-feira, 25, no Núcleo de Casas Enxaimel.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário