Destaques

Jogador de Dois Irmãos é campeão da Copa do BR Sub-20

21/06/2021 - 18h44min

Atualizada em 22/06/2021 - 09h18min

Volante Douglas da Silva, de 18 anos, converteu uma das cobranças de penalidades do Coritiba na final

* por Fábio Radke 

Dois Irmãos – O jovem atleta Douglas da Silva, de 18 anos, fez história no último domingo (20), ao fazer parte da equipe do Coritiba que conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil Sub-20. Não bastasse entrar no jogo decisivo da final, o volante de Dois Irmãos, ainda demonstrou frieza ao converter uma das cobranças nas penalidades máximas que definiram o campeão.

Após empate em 1 a 1 no tempo normal com o Botafogo, o clube paranaense venceu por 6 a 5 nos pênaltis, na partida de volta no Rio de Janeiro. “A decisão foi meio tensa. No começo bate um nervosismo, mas que logo passa. Nós treinamos bastante para conseguir converter a cobrança com muita frieza”, disse o volante para o Diário. Os pais do atleta, que ainda residem em Dois Irmãos, confessam que não apresentaram a mesma tranquilidade. “A mãe dele correu para trás de casa e não quis ver. Eu me ajoelhei na frente da televisão e rezei”, afirma o pai Elemar Reis da Silva, que ao lado da esposa Rosângela dos Santos, não escondem o orgulho do filho.

Quem também está muito orgulhoso como o sucesso do jogador é José Postay e a esposa Maria. Os dois recordam com emoção os primeiros passos de Douglas ainda na escolinha do Portal da Serra, em Dois Irmãos. “Desde pequeno era visto que ele tinha muito talento para o futebol. Ele é um guri muito esforçado”, disse o antigo treinador do atleta. Postay reconhece em Douglas todo o empenho para alcançar o sucesso nos gramados. O jovem de Dois Irmãos que dava os primeiros passos na escolinha do Portal antes de se tornar um dos “Piás do Couto, já vestiu camisas de clubes profissionais, como Juventude, Internacional e Tubarão.

Esforço recompensado

O pai Elemar afirma que o filho já superou muitas adversidades em sua trajetória em busca da profissionalização no mundo do futebol. “Aos 12 anos ele ia para Caxias do Sul sozinho para treinar no Juventude. Largava da escola por volta das 11 horas, almoçava algo na rodoviária e desembarcava em Caxias no começo da tarde. Ele voltava de ônibus por volta  umas 17h 30”, recorda. Antes do retorno para Dois Irmãos, Douglas ainda precisava aguardar em torno de duas horas na rodoviária de São Leopoldo. “Na época não tinha ônibus direto para Dois Irmãos. Ele ia até São Leopoldo aonde tinha que esperar até pegar o ônibus para voltar para casa. Ele sempre correu atrás dos seus sonhos. O sucesso dele hoje é o trabalho de uma vida”, acrescenta Elemar.

Pais Elemar e Rosângela ao lado do filho em Curitiba

Jogador versátil

Douglas se descreve como um volante que atua na segunda função e muito versátil. O atleta agora passa a integrar o elenco do Sub-23 do clube e a partir do título de domingo, o Coritiba vai disputar a Supercopa do Brasil Sub-20, ainda sem data definida, contra o campeão do Brasileiro Sub-20, que começa a ser disputado final de junho e encerra em 21 de novembro. “Tenho boas lembranças de Dois Irmãos. Do Portal aonde tudo começou, do tempo de colégio e tenho muitos amigos aqui”, disse o campeão.


Postay conversa com Douglas por vídeochamada

Sair da versão mobile