Conecte-se conosco

Destaques

Leitores diários: Ivone mantém o marido Celso informado diariamente

14/10/2021 - 11h30min

Com linguagem própria de sinais eles se comunicam

 

Por Leila Ermel

 

Estância Velha – A comunicação realmente não tem fronteiras e nem obstáculos para acontecer, quando se tem boa vontade, determinação e amor. Este é o caso do casal Ivone Gressler Duarte e Celso Tadeu Duarte, moradores do bairro Rincão dos Ilhéus. Casados há 42 anos, desde o princípio ela teve que criar uma forma de se comunicar com o esposo, surdo desde muito pequeno. Muito curioso, Celso adora saber tudo o que acontece, principalmente nas páginas do jornal O Diário e no site de notícias do Grupo. E ela se encarrega disso diariamente, de passar todas as informações para ele.

 

 

O casal Celso e Ivone Duarte com o filho Samuel Pedro Duarte (Créditos: Leila Ermel)

 

Linguagem própria de sinais

Desde quando se conheceram, Ivone teve que se esforçar e criar uma forma de se comunicar com Celso. Aos poucos ela foi criando uma linguagem própria de sinais, usando a mímica como ferramenta para se entenderem. O que até hoje tem dado certo. Ela conta que já ensinou ele a fazer contas na calculadora, identificando os números, e que a tecnologia, o mundo virtual tem ajudado muito no desenvolvimento dele em aprofundar conhecimentos.

“Sempre tivemos muitas crianças e adolescentes aqui em casa, então ele foi aprendendo com jogos de videogame, hoje utiliza dele para acessar tutoriais no Youtube, criar vasos e outras coisas que aprende pela tela ou através da televisão. Tudo acessado pelo controle do seu Xbox”, comenta Ivone. Ele sempre muito atento e curioso, logo entendeu que a nossa reportagem estava falando dele, e que a repórter que estava lá era a mesma pessoa da foto de uma coluna nas páginas do Diário.

“Ele se aposentou trabalhando 28 anos na mesma empresa. Hoje ainda faz algumas coisas no galpão de reciclagem que temos, e cuida da manutenção da rua com limpeza da via, pintura de meio-fio, limpeza e plantação de flores e árvores frutíferas na área de comodato que cuidam. E sempre chama a atenção dos vizinhos para colaborarem com a manutenção, não aceita que coloquem lixo atirado pela rua”, destaca Ivone. “Ele aprende muita coisa apenas assistindo, vendo os detalhes dos vídeos que vê pela internet, consegue reproduzir tudo mesmo sem conseguir ouvir. É bem esforçado e determinado, não para nunca, sempre está fazendo alguma coisa, algum trabalho. Como convivemos com muita gente jovem na casa, nunca ficamos velhos, nos mantemos ativos e ele sempre atento às notícias”, finaliza.

 

Leitores do Diário, assinantes desde 2009, Celso e Ivone se comunicam através de sinais e mímicas que criaram (Créditos: Leila Ermel)

 

Família

Casados há mais de 4 décadas, eles são pais de Samuel Paulo Duarte, de 30 anos, uma pessoa muito sorridentes, preocupada com o município, que acompanha todos os acontecimentos pelas redes sociais e adora saber de tudo o que está ocorrendo por aí. Samuel é portador de deficiência, e recentemente iniciou sua jornada de trabalho na empresa Conforto. E adora saber tudo o que é noticiado no O Diário, assim como o pai.

 

Não pode faltar

Todos os dias o casal aguarda ansioso a chegada da edição impressa do jornal, para que ela possa explicar para ele todas as notícias e o conteúdo completo. O mesmo acontece com o aplicativo digital, onde as notícias são mais dinâmicas e com assuntos de Estado e Mundo. “É interessante manter os dois, porque ele é curioso, e acompanhar os dois formatos nos ajuda a deixar ele informado”, afirma a esposa.

 

Celso, toma conta de toda a rua, estes vasos ele fez através de tutoriais que viu pela internet

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.