Destaques

Liga de Estância Velha doa 120 mamografias a secretaria de saúde

17/09/2021 - 10h30min

(A Liga Feminina doará 120 exames de mamografia a secretaria de Saúde (Crédito: PMEV)

Serão 120 exames doados pela entidade

 

Leila Ermel

 

Estância Velha – O papel das entidades é de suma importância para a população. Prova disso é a significativa ajuda que a Liga Feminina de Combate ao Câncer está ofertando para reduzir a fila de espera de mamografias no município. A LFCC local confirmou a doação de 120 exames para a realização de uma força-tarefa por parte da secretaria municipal de Saúde, em chamar as pacientes que aguardam para a realização do mesmo.  Afinal, a prevenção é a melhor forma de combater o câncer.

Chamada – As mulheres que aguardam o agendamento para o exame, podem ficar tranquilas, pois o chamamento deve iniciar já na próxima semana. Com a nova cota de mamografias, a secretaria de Saúde acredita que conseguirá zerar a demanda existente referente ao mês de agosto. Na avaliação da titular da Semsa, Cláudia Pires, esta é uma grande ajuda ainda mais neste período em que se aproxima o Outubro Rosa, mês focado na conscientização para o controle do câncer de mama.

A Liga

 

A confirmação da disponibilização destas mamografias ocorreu pela presidente da LFCC, Cristiane Fleck Christ, em reunião com o prefeito Diego Francisco, a secretária Cláudia, e de Denise Reis, responsável pela Central de Marcação de Consultas. Ela explicou o por quê da parceria ter sido antecipada este ano. “Essa parceria já acontece há anos, mas sempre no mês de outubro. Decidimos antecipar por uma questão estratégica. Não há motivo para aguardar o mês de conscientização sobre o câncer de mama, quando a gente sabe que há mulheres aguardando pelo exame”, destacou Cris.

O trabalho da entidade é incessante e contínuo. Com a adesão de voluntários e o apoio da comunidade, é possível dar seguimento aos projetos da Liga. A presidente explicou que os exames contratados pela LFCC com um laboratório particular serão custeados com recursos próprios, provenientes de promoções da entidade ao longo do ano. “O lucro principal vem da Feijoada da Liga, que realizamos anualmente”, finalizou.

 

 

Sair da versão mobile