Conecte-se conosco

Destaques

Lindolfo Collor: sinal ruim de telefonia irrita moradores do Boa Vista

27/01/2021 - 11h32min

Atualizada em 27/01/2021 - 11h33min

Zenaide mora no bairro e diz que moradores precisam sair de casa para fazer ligações (Créditos; Felipe Faleiro)

Lindolfo Collor – Os problemas de telefonia são recorrentes e fazem parte do cotidiano dos moradores do bairro Boa Vista. As reclamações são tantas que fizeram a comunidade providenciar um abaixo-assinado, e que em poucos dias coletou cerca de 400 assinaturas. O problema ocorre especialmente na operadora Vivo, cujo sinal é considerado insuficiente para ligações e internet.

O pedido deles é para que seja providenciada uma solução definitiva. Prefeitura e Câmara já se manifestaram, no sentido de cobrar a operadora. A doméstica Zenaide de Oliveira Rodoi, moradora da rua 7 de Setembro, é uma das que estão frustradas com o serviço. “Eu fui uma das que assinei. Já entramos em contato com a operadora, mas não resolve”.

O abaixo-assinado, organizado pelo vereador Ademir Vieira (MDB) é inédito, mas o problema já se arrasta há anos, segundo estes moradores. “Antes até não era muito. Não pegava apenas na divisa com Ivoti. Agora quase todo o bairro não pega direito”, comentou Ademir, que também vive no Boa Vista.

Prefeitura e Câmara querem pôr fim à questão

A intenção é que seja agendada uma reunião entre representantes da Câmara, Prefeitura e Vivo para pôr fim à questão. “Se necessário, vamos contatá-los. Queremos que resolvam estes problemas”, disse o prefeito Gaspar Behne (PP). Se a ideia prosseguir, a reunião deve ser marcada para depois do período de recesso dos parlamentares, que termina no dia 15 de fevereiro.

A preocupação também decorre do fato de que importantes obras estão sendo executadas no bairro: a nova praça e o pavilhão da Feira do Produtor. Caso o problema de sinal persista até a instalação dos agricultores, pode haver problemas na compra e venda de produtos, em razão do funcionamento de máquinas de cartão, que dependem do sinal de celular.

Para contornar parcialmente o problema, alguns moradores e comerciantes instalaram internet via rádio, serviço na maioria das vezes oferecido por operadoras locais. Mas elas não resolvem as falhas de sinal da telefonia móvel. No ano passado, a Câmara chegou a encaminhar um ofício à Telefônica – proprietária da Vivo – pedindo explicações a respeito do assunto.

“Antes até não era muito. Agora quase todo o bairro não pega direito”

Operadora enviou ofício em resposta à Câmara

Em 16 de dezembro de 2020, a Diretoria de Relações Institucionais da Regional Sul respondeu aos parlamentares por meio de um ofício. Nele, ela argumenta que há “boa qualidade dos serviços prestados na área urbana do distrito sede”, ou seja, no perímetro urbano de Lindolfo Collor, “área coberta pela Vivo”, conforme o documento.

O mapa de cobertura da Vivo, disponível publicamente no site da operadora, mostra que a operadora tem ciência do problema no Boa Vista. Nele, o sinal 2G aparece como disponível apenas em áreas abertas (o termo em inglês é “outdoor”), e não em ambientes fechados. E há buracos de sinal 3G e 4G em algumas ruas do bairro.

Mapas de cobertura das redes 3G e 4G mostram como há buracos na rede da Vivo no bairro (confira aqui)

O que diz a Vivo sobre os problemas relatados

Em nota ao Diário, a Vivo afirma que “sua cobertura móvel em Lindolfo Collor/RS, cumpre os compromissos de abrangências e metas definidos pela Anatel, com a cobertura de pelo menos 80% da área urbana”. Esta informação também estava contida no ofício encaminhado pela Diretoria de Relações Institucionais da empresa em dezembro último.

A operadora também diz que “atualmente, a cidade conta com sinal 2G, 3G e 4G da Vivo”, e “ressalta também que avalia periodicamente a possibilidade de ampliações de sua rede móvel para oferecer o melhor serviço a seus clientes em todo o país, considerando a demanda e critérios técnicos para expansão de seu atendimento”..

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.