/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Linha Nova completa 27 anos hoje com orgulho de sua história

20/03/2019 - 08h28min

Atualizada em 21/03/2019 - 10h37min

Linha Nova – O município completa 27 anos nesta quarta-feira, 20, com motivos de sobra para comemorar. Com 1.624 munícipes, segundo dados do último censo do IBGE, o município tem uma taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade de 100%, a primeira no ranking nacional entre as 5.570 cidades.

Uma taxa de mortalidade infantil praticamente zerada, rendimento médio do trabalhador na casa de 2,2 salários mínimos, e demais índices de desenvolvimento humano (IDH) acima da média nacional.

Esta é Linha Nova, que conquistou sua emancipação do município de Feliz, após plebiscito realizado em 10 de novembro de 1991, com sua criação decretada em 20 de março de 1992, com assinatura do então governador Alceu Collares.

O prefeito Henrique Petry (MDB) celebrou este momento, lembrando da empreitada realizada anos antes pela comissão emancipacionista, que elevou a localidade a município. “Temos apenas 27 anos e muitas coisas conquistadas. Devemos ter um grande apreço a esta comissão, verdadeiros heróis. Sem este esforço, hoje seríamos uma comunidade perdida em meio aos morros, pertencendo a Feliz”, comentou Henrique.

Por fim, Henrique elogiou quem faz do município um lugar excelente para viver: “Todo este sucesso também se deve à população, que é trabalhadora e preocupada com o desenvolvimento como um todo. De nada adianta boas gestões se os moradores não fazem sua parte”.

Moradores opinam: como é viver em Linha Nova?

Rosani Maria Lessinger Schafer, 57 anos, artesã, é casada com Anesio Antonio e mãe de Rafael Augusto e Caroline Raquel. Natural de Linha Nova, está no município há 30 anos,pois já morou em cidades vizinhas. “É um lugar onde me sinto muito bem e em paz. E não é por acaso: gosto da tranquilidade que o município me proporciona e da simplicidade dos seus moradores”, diz Rosani, atual presidente da Associação “Arte Serra e Vale “. “Acredito que o nosso artesanato é uma forma de divulgar o nosso município e de preservar traços da nossa cultura”, complementa.

A cabeleireira Sandra Kleemann, 42 anos, tem salão de beleza em Linha Nova há 21 anos. Nasceu na localidade de Linha Olinda, na divisa com Nova Petrópolis, mas trabalha no município desde os 17 anos. “Não troco Linha Nova”, diz a cabeleireira que hoje mora em Linha Nova. “A cidade é tranquila, essa é sua maior qualidade, além de proporcionar qualidade de vida aos moradores”, aponta. Para Sandra, mesmo sendo no interior, elogia o acesso aos grandes centros urbanos como Porto Alegre, Caxias do Sul e Gramado e com a maioria dos acesso asfaltado. “Fica perto de tudo”, observa.

Natural de Linha Nova, Moisés Arend, 33 anos, está à frente de uma empresa de hortigranjeiros e é sócio da Cervejaria Origem. Diz que gosta de morar na cidade principalmente pela localização privilegiada. “Está em em ponto estratégico, entre as duas maiores cidades do estado: Caxias do Sul e Porto Alegre.É um lugar tranquilo, uma cidade pacífica e com baixo índice de violência, além das belezas naturais. É um município que tem potencial bom para o turismo que deve se desenvolver daqui pra frente. “O que está o que tá atrasando um pouco a cidade são as discussões políticas que atrasa o crescimento e o andamento da cidade. Por causa de brigas políticas a cidade deixa de fazer novos investimentos”, conclui.

A jornalista Larissa Zinelli, 28 anos, é natural de São Borja e há três anos vive em Linha Nova. Cita que a cidade proporciona uma qualidade vida, aos moradores, pois conta com segurança, qualidade de saneamento e limpeza pública. “Estamos próximos a grandes centros como Novo Hamburgo e Porto Alegre, sem precisar conviver com a insegurança e correria das grandes cidades. “O que mais me encanta é a tranquilidade, além de serviços públicos que funcionam”, declara.

Graciela Scheibig Boettcher, 38 anos, é natural de Nova Petrópolis e há 12 anos vive em Linha Nova, onde é secretária da câmara de vereadores. Diz que o que mais gosta em Linha Nova são as belezas naturais. “Temos muito a ser explorado neste quesito!”, opina. Ela parabeniza o município por mais um aniversário. “É uma cidade abençoada, construída por pessoas trabalhadoras, que sonham em viver numa sociedade melhor e mais justa. Que nós munícipes, cidadãos linhanovenses, sejamos um ponto de apoio nesta construção diária, semeando ações e colhendo conquistas, buscando sempre o melhor para o crescimento do município”, comentou.

Leia também:

Mecânico morre após sofrer choque elétrico em Dois Irmãos

Projeto de aumento dos professores entra hoje no Legislativo

 

 

Sair da versão mobile