Destaques

Mãe com risco de perder o bebê consegue UTI Neonatal graças à Defensoria Pública de Nova Petrópolis

22/06/2021 - 10h29min

Atualizada em 22/06/2021 - 10h32min

Gestante estava internada no Hospital Nova Petrópolis (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Uma gestante que corria o risco de perder o bebê conseguiu vaga em um leito de UTI Neonatal graças à Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) recém inaugurada na terça-feira passada, 15. Mais do que isso, a solicitação de urgência chegou à DPE logo em sua primeira hora de funcionamento. A mãe estava internada no Hospital Nova Petrópolis e necessitava da UTI Neonatal para não perder a criança.

Inicialmente, a DPE tentou fazer contatos para resolver o problema contatando diretamente a Central de Leitos do Estado. No entanto, depois de várias tentativas na terça, quarta e quinta-feira, e com a informação de que não haviam leitos disponíveis em todo o Estado, foi necessário entrar na Justiça. A defensora pública Aline Langner Dal Ri ajuizou a ação na sexta-feira, 18, solicitando a imediata transferência da gestante para um hospital que tivesse a vaga de UTI Neonatal, e também meio de transporte adequado e, após o nascimento do bebê, a internação na UTI Neonatal.

O pedido foi deferido pela Vara Judicial da Comarca de Nova Petrópolis poucas horas depois e,ainda na sexta-feira, a grávida foi transferida ao Hospital de Bento Gonçalves, que é referência na região, para realizar os procedimentos necessários.

Dal Ri destacou a importância da Defensoria Pública em municípios como Nova Petrópolis, que até então não tinha o serviço. “Foi a primeira ação que ingressamos e já conseguimos esse resultado, garantindo que o bebê tenha condições de nascer com todos os recursos médicos. Ficamos muito felizes”, concluiu a defensora pública.

Sair da versão mobile