Destaques

Maior parte da região recebe aviso do estado por piora em índices da Covid

29/09/2021 - 22h55min

Atualizada em 30/09/2021 - 09h19min

Região – O governo do estado emitiu, no final da tarde desta quarta-feira, um aviso para a R07, a região cujo município-sede é Novo Hamburgo, em razão do aumento de alguns índices relacionados a Covid-19. A R07 engloba, entre outros, oito municípios cobertos pelo Diário: Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e São José do Hortêncio.

Conforme o governo, houve um aumento de 13,5% de internados em leitos clínicos e de 9,1% em UTI, entre suspeitos e confirmados. Além disso, a incidência de 73,7 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana coloca a região com o quinto maior índice entre as 21 regiões Covid na última semana, sendo 11,5% superior à média estadual, ao passo que a taxa de mortalidade acumulada na semana, de 1,69 óbito por 100 mil habitantes, representa a quarta maior do Estado, sendo 31,5% superior à média estadual.

O Sistema 3As substituiu as antigas bandeiras, cujas cores variavam de amarela a preta conforme a situação dos contágios por coronavírus no estado, o que causou muita polêmica enquanto esteve em vigor. O aviso é o primeiro passo do novo sistema 3As: quando uma região o recebe, deve redobrar suas atenções. O passo seguinte é um Alerta, ativado quando há uma grave tendência de aumento, e a região passa a ser monitorada de forma mais assertiva. Se a situação se tornar ainda mais grave em até 48 horas, é emitida uma Ação, e a respectiva região deve adotar um plano de contingência que pode incluir a criação de protocolos mais rígidos, por exemplo, para a abertura de comércios e a circulação de pessoas.

A R07 não recebia um aviso desde 14 de julho, ou seja, há mais de dois meses. Além dela, as regiões de Passo Fundo e Capão da Canoa também receberam avisos. A região de Pelotas, que havia recebido aviso na semana passada, não recebeu um novo. A região de Caxias do Sul, que engloba os outros três municípios cobertos pelo Diário (Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café), não recebeu aviso.

Hoje, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que presidiu a reunião do Gabinete de Crise, salientou a importância de se observar o cumprimento dos protocolos. “A pandemia ainda não acabou”, disse ele. Nesta quinta-feira, serão divulgados novos protocolos para liberação de público em atividades. “Já adianto que faremos flexibilizações de forma cautelosa e gradativa, como sempre, desde o início da pandemia, para avaliar os riscos e os impactos”, comentou Ranolfo. No domingo, por exemplo, o público está autorizado a retornar aos estádios de futebol dos clubes da Série A, como Grêmio, Internacional e Juventude.

Sair da versão mobile