Destaques
Mais um lar de idosos registra surto de Covid-19 com moradores e funcionários infectados em Dois Irmãos
Dois Irmãos – A Secretaria da Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira, 12, que mais um lar de idoso está com surto registrado de Covid-19. Assim como no outro lar de longa permanência, os idosos já haviam recebido a primeira dose da vacina contra o vírus. Segundo o prefeito e secretário interino da pasta, Jerri Meneghetti, são 13 idosos residentes e 15 funcionários infectados com a doença.
O registro dos primeiros casos de coronavirus neste local foi no início de fevereiro e segundo o prefeito, assim como no outro caso, a vacina não foi o fator que levou a infecção dos idosos.
OUTRO SURTO
Este é o segundo surto de Covid-19 em lar de idosos confirmado em Dois Irmãos desde quinta-feira, 11. No primeiro caso, ao menos 12 residentes testaram positivo para a doença. “Provavelmente alguém já estava contaminado e passou para os outros enquanto a vacina ainda não tinha surtido o efeito nos idosos”, contou o prefeito.
NÃO É VERDADE
Jerri ainda refutou a possibilidade contaminação dos idosos através da vacina, boato que têm ganhado força na cidade. “Isto tem que ser descartado porque o imunizante aplicado no local, a Coronavac, é o vírus inativo e não teria como transmitir a Covid-19 para uma pessoa”, afirmou o prefeito.
A possibilidade também foi refutada pela médica Maristane Strada, uma das responsáveis pela vacinação na Secretaria da Saúde de Dois Irmãos. “Precisa ter as duas doses para desenvolver a imunidade. Com certeza o surto não está relacionado com a vacina, que é feita com o vírus morto. Eles se infectaram antes de estarem imunizados”, completou.