Conecte-se conosco

Destaques

Maquetes lembram a Walachai do passado

29/06/2021 - 10h14min

Fábio Radke

Morro Reuter – Uma viagem ao tempo é o que proporcionam as maquetes elaboradas pela aposentada Jacira Lauxen, de 63 anos, da localidade de Walachai. Minuciosa em todos os detalhes, a responsável pelos trabalhos afirma que hoje já possui seis peças grandes que contam muito da história da região. Cada item tenta representar em detalhes como eram as construções do passado. “É um trabalho de pesquisa por que eu busco muitas fotos antigas para conseguir copiar como eram as construções. Até o número de janelas eu conto para fazer igual”, disse. Um espaço mais amplo para conseguir expor todas as maquetes em sua propriedade está sendo estudado.

Uma das peças produzidas é especial para Jacira. O antigo moinho de processamento de grãos da família, segundo ela, remete sempre as boas recordações da infância. “Aqui eu mostro aonde era a roda d´água e por onde entravam os cavalos. Era produzido farinha de milho e também processávamos amendoim. Ainda também descascávamos arroz e trigo”, explica. Jacira comenta que o moinho do Walachai produzia muito óleo de amendoim, que na época, era usado como combustível para os liquinhos.

A comunidade de Walachai sempre teve fortes traços de religião e também educação. Uma das maquetes ilustra como eram as chamadas Brizoletas, escolas padronizadas de madeira construídas na década de 60 no governo de Leonel Brizola. Outra peça produzida com materiais recicláveis, como papelão, também representa a Igreja da comunidade.

 

Escola do estilo Brizoleta construída na localidade de Walachai

Igreja não poderia ficar de fora da vila de maquetes

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.