Destaques

Memórias: um dos primeiros estancienses visita a cidade

12/11/2021 - 15h13min

Atualizada em 12/11/2021 - 15h19min

Nestor e Milton no antigo Cinema Rialto (Crédito: Daiani Aguiar)

por Daiani Aguiar (daiani@odiario.net)

Milton Dienstmann, “o homem do cinema”

Estância Velha – Nos dias que se passaram a cidade recebeu uma ilustre visita: Milton Dienstmann, de 88 anos, filho do casal que construiu o primeiro cinema, o Cine Rialto, o qual assumiu ainda jovem. Há quase uma década sem pisar no solo estanciense, ele se encantou com as mudanças e as belezas do local.

Como parada obrigatória, na sua rota turística estava o antigo cinema, localizado na rua Portão, no Centro, onde atualmente é a CR Diementz. Acompanhado desta volta ao tempo, estava o ex-prefeito do município, Nestor Luiz Trein. Ambos contemplaram juntos o espaço, que foi construído há 76 anos.

A rádio local também foi um dos pontos do roteiro. Ainda jovem, Milton promoveu à comunidade, os primeiros momentos com este veículo. Na época, a população era inferior a 2 mil habitantes e o som chegava aos bairros do Centro e Das Rosas. Após, ele expandiu suas atividades, levando muita cultura e conhecimento a outras regiões.

Relembrando toda história e envolvimento com o município, ele realizou o passeio com bastante emoção, visitando parentes e amigos, além da sua antiga moradia, onde, nos dias atuais, funciona uma clínica odontológica.

Uma Vida de Cinema
É possível conferir muito mais da história desse icônico estanciense e do universo cinematográfico, o qual adora, na obra escrita por ele, intitulada “Uma vida de Cinema”. O livro recém lançado garante uma ótima leitura, abordando parte das origens da cidade e pode ser adquirido na livraria Clip.

“Eu nasci e me criei nessa terra. Estou muito emocionado em ver a cidade transformada em cidade. Eu era um garoto quando passava filmes aqui e virei um homem de cinema”, contou Milton, feliz.

Sair da versão mobile