Destaques

“Meu coração é da Saúde”, diz Tania, vereadora eleita de Herval e que assumirá a Secretaria

23/12/2020 - 16h46min

Tania assume a Secretaria de Saúde a partir do ano que vem; Adelaide optou por seguir com um projeto pessoal e ser nutricionista da Prefeitura (FOTO .:Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A vereadora mais votada da história do município, Tania Vier Alles (PSB) não assumirá sua vaga no Legislativo. Ela aceitou o convite da Administração para ser secretária de Saúde, setor no qual já trabalha há mais de 27 anos. Na atual gestão, a Secretaria está sob o comando de Adelaide Acker que, por motivos pessoais, optou por não assumir no próximo mandato.

Duas semanas depois das eleições, quando foi definido que Adelaide não seria mais a secretária, Tania recebeu o convite da prefeita Mara Stoffel (PDT) e vice Gilnei Capeletti (MDB). Na semana passada Tania tomou a decisão de assumir a Saúde – que já administrou entre 2013 e 2016.

Ela foi eleita com 495 votos e, diante do convite, isso foi o que mais pesou em sua decisão. “Ou seria secretária, ou teria que ficar como vereadora, mas meu coração é da Saúde. Fiquei muito feliz de ser a mais votada, só que me vejo na Secretaria da Saúde. Se a Adelaide ficasse, de qualquer forma, eu iria querer trabalhar como voluntária e sendo vereadora, quero ficar nessa área, pois é o que eu sei fazer”.

Compreensão

Tania reconhece que nem todos vão entender, mas destaca que quem a conhece sabe que é da Saúde. “Eu me criei ali e, em parte, foi por isso que me elegi”, disse, afirmando que nas visitas os eleitores confiavam seu voto, mas, ao mesmo tempo, pediam para permanecer como técnica na Saúde. Entretanto, por não ser concursada ela não pode assumir como legisladora e ocupar um cargo na Prefeitura.

“Eu queria muito que o povo me entendesse, como foi difícil para mim tomar essa decisão; com certeza eu vou conseguir fazer mais estando ali. É o meu chão”, disse, afirmando que, mesmo assim, acompanhará o trabalho dos vereadores para atender as demandas dos hervalenses.

Admiração

Tania destacou sua admiração por Adelaide. “Quando ela assumiu meu posto em 2017 logo veio falar comigo, foi muito sincera e isso nunca vou esquecer. Vai ser uma amizade eterna. Fiquei muito feliz por ela aquela vez e, agora, quando me falou da sua decisão pedi várias vezes que pensasse bem e, que mesmo como vereadora, eu poderia ajudar”, disse, alegando que foi uma decisão difícil para ambas.

Seguindo um projeto pessoal

Formada desde 2011 em Nutrição, Adelaide entrou na Prefeitura em 2013 como concursada e, em 2017, assumiu a Secretaria de Saúde. Ela possui um empreendimento próprio que, ao assumir a Secretaria, teve que ficar em segundo plano para que pudesse se dedicar exclusivamente à saúde pública.

Mas, passados os quatro anos, Adelaide optou por retomar as consultas em seu consultório particular e, por isso, terá de abandonar a Secretaria. “A Saúde exige atenção exclusiva. Por mais que se tenha uma rotina, as emergências não avisam quando vão acontecer. É preciso estar sempre ali, disponível”, conta. Mesmo não sendo secretária, Adelaide continuará trabalhando na Prefeitura como nutricionista.

Ela agradeceu à prefeita e o vice, destacando que o objetivo, desde o início, sempre tinha sido esse e que há quatro meses comunicou a Administração sobre a decisão. “Eu fiquei com o coração partido, mas não tem como conciliar. Por ter que dar exclusividade eu tive que optar por uma ou por outra”, disse, afirmando que foram muitos desafios ao longo desses quatro anos, mas, ao mesmo tempo, inúmeras conquistas.

Decisão por Santa Maria do Herval

Tania, prefeita Mara, vice Gilnei e Adelaide (FOTO: Cleiton Zimer)

A prefeita Mara agradeceu Adelaide pelos quatro anos dizendo que foram produtivos e de bons resultados. “Temos o entendimento de que cada um é livre dentro das suas decisões. Claro, nós insistimos para que ela permanecesse. Mas, como ela tem essa projeção pessoal a decisão foi acatada”, disse, confirmando que o comunicado veio antes das eleições, mas que resolveram aguardar o resultado do pleito para tomar uma ação.

Ela contou que depois disso os partidos indicaram nomes e, duas semanas depois, começou uma pressão popular questionando o motivo da Tania não estar mais trabalhando na Saúde. “O que acontece é que a Tania saiu eleita como vereadora e não tem como retornar para a área da saúde, pois não é concursada. A maioria da população achou que ela poderia fazer as duas coisas”, explicou.

Mara completa dizendo que “em cima disso foi feita uma avaliação entre os partidos e como ela (Tania) tem conhecimento da área, foi secretária e tem a aprovação da população na Saúde foi feito convite”.

Mara destaca a certeza de que ela irá agregar como secretária e, em um trabalho em conjunto, beneficiar Santa Maria do Herval assim como foi com Adelaide. “Ficamos muito felizes por ela ter aceitado, sabemos que não foi uma decisão fácil”. Gilnei completa dizendo que ela também faria um bom trabalho como legisladora, mas frente ao conhecimento dela no setor da Saúde, foi a mais cotada para assumir a vaga.

Paulo Henrique Kaefer 

Paulo Henrique Kaefer (FOTO .: arq. pessoal)

Com a saída de Tania quem assume é o primeiro suplente do PSB, Paulo Henrique Kaefer, que fez 94 votos. “Estou muito feliz pela oportunidade, ansioso para encarar esse desafio, pois é algo novo para mim. Espero que seja uma experiência que traga bons frutos a mim e, claro, a nosso município. Farei o possível para exercer o cargo com muito respeito e ética”, disse.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário