Destaques

Morador do Muckenthal atua na extração de acácia

28/10/2021 - 19h50min

Morro Reuter – A extração de lenha é um trabalho que Canísio Kollet, de 56 anos, vem desempenhando na aposentadoria. Ele conta que a preferência dele está nas árvores de acácia negra. “É uma madeira mais dura e melhor para lidar. O eucalipto é muito mole e tranca facilmente a corrente do motosserra. Eu nem pego para colher”, explica.

O aposentado, que reside no Muckenthal, conta com o apoio do filho caçula Fabiano Kollet, de 12 anos. Canísio explica que lenha e casca são comercializadas para a indústria. “O preço pago hoje está muito bom. Há uns 10 anos seguidos que estava sem aumento”, disse. O valor pago por metro de lenha é de R$ 90,00.

Segundo o aposentado, atualmente, em média cerca de 9 a 10 metros são colhidos por ele ao dia. Outra curiosidade na vida de quem trabalha nesse ramo é a realização do almoço no próprio mato. A prática é comum e também mais vantajosa do que a ida para casa. “Ainda mais com preço que está o combustível”, acrescenta.

O município de Morro Reuter no começo do ano apareceu na 10ª posição entre os maiores produtores de casca de acácia negra do Estado. A produção da árvore abrange mais de 150 famílias que trabalham nesta atividade do plantio até a colheita.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário