Destaques
Morro Reuter busca melhorias no fornecimento de energia elétrica
Morro Reuter – Com os últimos temporais, localidades como Linha Cristo Rei e Görgen ficaram mais de 48 horas sem luz, prejudicando consumidores e empreendimentos. Um dos problemas é que os postes de energia passam longe da estrada principal do bairro, em áreas de difícil acesso entre a vegetação. Com o terreno íngreme, as equipes da empresa não conseguem chegar, dificultando a manutenção de algumas situações que acontecem naquele trecho.
Devido a isso, uma reuniu virtual, oportunizada pelo deputado Issur Koch (PP), ocorreu envolvendo a prefeita Carla Chamorro (em férias) e o vice e prefeito em exercício, Airton Bohn (PP) com a direção da RGE na manhã desta segunda, 21, para discutir melhorias no fornecimento de energia elétrica. Para o vereador Cristiano Bohn (PP), é preciso investir numa solução duradoura para que estas famílias possam trabalhar com tranquilidade. Já o vice prefeito Airton reiterou que “na Linha Görgen, a rede passa na via principal, mas de duas a três vezes por mês há falta de luz no local”.
Hoje a coluna abre espaço para dois comentários curiosos de leitores de Dois Irmãos
Carla e Airton solicitaram que a RGE faça o deslocamento da rede, trazendo-a para a via principal. De acordo com a RGE, serviços emergenciais de poda serão realizados novamente para melhorar o fornecimento e diminuir as possibilidades de falta de energia. “Faremos uma reunião nos próximos dias nas comunidades mais afetadas para discutirmos um plano de trabalho e nos somarmos à Administração na solução deste problema”, destacou Fabio Calvo Silva, gerente da RGE.
Problema no Franckenthal, mesmo com investimento de R$ 1 milhão
Outra localidade que sofre com as constantes faltas de energia é Franckental. “Fizemos um investimento de R$ 1 milhão, em um esforço conjunto com a comunidade, mas isso não resultou na melhoria do serviço. Há relatos de pessoas que gostariam de fazer investimentos em aviários e não estão fazendo-o em virtude desta situação”, relatou a prefeita.
No final da reunião, Issur reiterou sua disposição auxiliar na busca por uma solução conjunta. “Quero ser um agente para que se possa avançar para uma solução definitiva”. O parlamentar seguirá acompanhando o caso e estará presente no próximo encontro entre a RGE e a administração.
MORRO E HERVAL
Airton frisou que “hoje as pessoas têm medo de ver uma nuvem no céu, por que há receio de que vão ficar sem energia de novo”. Este pronunciamento é parecido com o que é sempre repetido pelo empresário Paulo Werle, de Morro dos Bugres Baixo, que fica em Herval, mas é na região que faz divisa com Morro Reuter próximo de Walachai. Segundo ele, com “qualquer ventinho já ficamos sem luz aqui”. No Morro dos Bugres, moradores novamente ficaram sem luz no final de semana, pelo mesmo problema.