Destaques
Morro Reuter: espetáculo Memória de Elefante terá sessões virtuais
Morro Reuter – Espetáculo teatral, leitura infantil e aprendizado, promovendo a imaginação e oportunizando a acessibilidade. É com esta proposta que o Memória de Elefante vem para alegrar as crianças, as famílias e as escolas da rede pública de ensino. Trata-se de uma peça com contação de histórias, que incentiva o hábito da leitura. Em Morro Reuter, as sessões serão realizadas no dia 10 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, mas as sessões estarão disponíveis para todos que desejarem assistir ao espetáculo, neste ou outro dia da programação. Além das sessões diurnas, está programada para o dia 10 uma sessão livre para todos os públicos, às 19h, pelo canal do YouTube da Handia Produções.
A apresentação do espetáculo Memória de Elefante contará com interpretação em LIBRAS, audiodescrição e legenda. Por este motivo, o projeto está sendo oferecido para as escolas de educação básica, mas também devido à acessibilidade universal, está sendo oferecido para escolas bilíngues, APAEs e Secretarias de Assistência Social, que poderão organizar um importante momento cultural para que as pessoas surdas, pessoas com deficiência intelectual, deficiência visual ou com baixa visão consigam compreender todo o conteúdo audiovisual do espetáculo inclusivo.
O espetáculo será transmitido, gratuitamente, em ambiente virtual por meio do canal do Youtube da Handia Produções (youtube.com/HandiaProduções). No total, serão doze sessões do espetáculo nos dias 2, 9 e 10 deste mês, que contarão cinco histórias, envolvendo temas importantes do cotidiano, como: família, meio ambiente, alimentação saudável, bullying escolar e inclusão social. Devido aos protocolos de isolamento e distanciamento social da pandemia da Covid-19, também serão realizadas doze lives, com o objetivo de promover um bate-papo entre o espectador e o elenco.
Além disso, o projeto contará com outro material para envolver as crianças. Trata-se de uma cartilha de gibi, com atividades sobre o espetáculo e que tem como objetivo contribuir com o incentivo à prática da leitura em família e na escola. Esta cartilha será enviada aos municípios contemplados no projeto e que devido à continuidade dos protocolos de isolamento não receberão o projeto de forma presencial.
Sob a coordenação geral de Carla Boesing, da Handia Produções, direção de produção de Dirce Maria Orth e direção artística de Guilherme Ferrêra, o projeto conta com iluminação e sonorização de Éverton Wilbert Vieira, figurino de Fabrízio Rodrigues e interpretação em LIBRAS de Luciméia Gall König. No elenco estão Ana Caroline Ledur, Fabíola Cristina Orth, Henrique Gonçalves, Joana Gabriela Orth e Nicole Maria Orth. As ilustrações e projeto gráfico do gibi são de Daniel Vêrsa.
A transmissão pelo Youtube é reflexo da pandemia, que impede a circulação presencial. Em contrapartida, a apresentação online irá democratizar e oportunizar o acesso a um número infinitamente superior de espectadores. Desde já, fica o convite e a dica: aproveite para seguir os perfis da @handia.producoes no Instagram, Facebook e no Youtube para não perder as sessões online. Assim, segundo a diretora executiva da Handia Produções, Carla Boesing, o projeto irá oportunizar experiências inovadoras, criativas e inclusivas de difusão, distribuição de bens e serviços culturais. Além disso, em ambiente virtual, o espetáculo poderá ser acessado em qualquer parte do mundo, difundindo a cultura, a importância da leitura e a Língua Portuguesa, falada no Brasil e em outros países.
O espetáculo Memória de Elefante é uma realização da Handia Produções, da cidade de Harmonia, no Vale do Caí, com apoio da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e financiamento da Lei Aldir Blanc, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
O Memória de Elefante foi contemplado no Edital Sedac 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas da @sedac_rs e é um projeto realizado com recursos da Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.