Destaques
Morro Reuter lança vídeo para valorizar o comércio local
Por Rogério Savian
Morro Reuter – Desde bem antes da emancipação a comunidade local vem construindo uma história, marcada por muito trabalho, persistência e empreendedorismo. O município cresceu e, com ele, seu comércio, turismo, indústria e agricultura. Em tempos de pandemia, em que todos os setores enfrentam dificuldades econômicas, é ainda mais importante fortalecer as pessoas que fazem parte dessa história e cultivam os valores. Pensando nisso, a Secretaria da Indústria, Comércio, Agricultura, Turismo e Desporto lançou nesta semana uma campanha para valorizar as raízes e fazer com que sigam apoiando uns aos outros para crescerem juntos.
Inserido nessa proposta, um vídeo foi desenvolvido pela Agência Criativa Eichland, do morro-reutense Miguel Eich, que topou homenagear o espírito empreendedor e a garra do povo. Nele é feito um pedido para que os próprios moradores comprem no comércio local. “Faça do local, seu novo normal! Valorize o que ama! Compre aqui!”, essa é a chamada de apelo.
A prefeita Carla Chamorro destacou que o objetivo da campanha é justamente usar uma abordagem diferente, com elementos do passado e presente, para convidar a população a valorizar os comerciantes locais. Para isso foram usados personagens e frases bastante conhecidos no município. “A gente observa que o comércio dá vida à cidade. Por isso que precisamos valorizar nossos comerciantes locais”.
Explorar a memória
“A intenção da peça é explorar as narrativas da memória afetiva de quem cresceu na cidade entre os anos 70 e 90, como eu, e que muito ouviu e disse estas frases do início do vídeo. A gente presta mais atenção quando temos a sensação de que estamos dentro da história. O comércio é parte viva da cidade, e continuamos a escrever este folclore, nos dois lados do balcão. Então, não é só incentivar o consumo pelo consumo, é incentivar o sustento de um vizinho, o estímulo a uma profissão, o incentivo de continuar empreendendo neste momento difícil ”, destaca Miguel Eich.
* O vídeo também pode ser conferido nas redes sociais da Prefeitura de Morro Reuter.
PASSADO
Para evidenciar o passado foram usadas frases conhecidas como:
“Vai no posto? Traz um pão da Thereza!”
“Hoje tem picolé quebrado no Sabá!”
“É febre! Chama o Leopoldo!”
“Canastra no Boll?”
PRESENTE
Também foram usados personagens que escrevem a história recente:
Lúcia Acker – “padeira”
Silvane Arnold – Degustare Chocolates
Lucila – Wolf
Loeni Steffen – Mercado Steffen
Rosane Wiest – Loja Dadá
Frederico Kelber – Verdurico