Destaques
Morro Reuter será cidade modelo de projeto da Corsan
Morro Reuter – O município deverá ser modelo de um projeto inédito da Corsan. O Smart Water prevê investimento de R$ 4,5 milhões da companhia em modernização do sistema de abastecimento de água. O recurso está disponível e não resultará em custo ao usuário. Segundo a Prefeitura, a escolha de Morro Reuter se deu pela logística, próxima dos grandes centros e pela boa parceria com a Administração Municipal. A previsão da Corsan é de começar a trabalhar entre julho e agosto e até o final de 2021 ter o projeto concluído.
A apresentação do projeto de saneamento inteligente ocorreu nesta quinta-feira (22) na Prefeitura pelo diretor comercial, de inovação e relacionamento da Companhia, Jean Carlo Bordin, e pelo superintendente comercial da Corsan, Massiani Durganti, à prefeita Carla Chamorro, ao vice Airton Bohn, secretários municipais, presidente da Câmara Guido Dilkin e representantes da comunidade. Também participaram, pela Corsan, o chefe de programas especiais, Cassio Leonel Carvalho e o gestor Oneide Adel da Silva Castro.
Referência
O diretor da Corsan destaca que Morro Reuter será referência em saneamento inteligente com o uso da tecnologia. “O mundo mudou e exige mais agilidade em tudo. O saneamento tem que se adaptar a essa realidade. Nossa proposta e de que através de um smartphone o usuário possa solicitar o serviço”, afirma Bordin. Durganti acredita que a cidade se transformará em case mundial para qualquer tipo de empresa em redução de perdas. “Imaginamos que o projeto vá trazer comitivas ao Município para conhecer todo processo in loco”, diz. A prefeita Carla agradeceu a escolha de Morro Reuter como modelo do projeto. “Estamos felizes por escolherem Morro Reuter para esse projeto. Precisamos disponibilizar ao usuário esse projeto, ajudá-lo a se integrar. Mas não pode faltar água”, disse a prefeita.
O QUE PREVÊ O SMART WATER MORRO REUTER (são quatro pilares):
1. Clientes:
– Contará com unidade de atendimento inteligente com terminal de autoatendimento em que o cliente poderá tanto pagar sua fatura quanto registrar a existência de um vazamento, por exemplo. Implantação de agendamento e atendimento presencial além de tablets no balcão de atendimento.
2. Infraestrutura e saneamento:
– Previsão de implantação de poço 4.0 e ETA 4.0. A ETA em Dois Irmãos foi desenvolvida com módulos automatizados para leitura e dosagem de produtos reduzindo até 50% da mão de obra. Em Morro Reuter, será implantado poço 4.0 com leitura do nível de água e dosagem de produtos químicos necessários feitas de forma automatizada. Está sendo feita pesquisa de vazamento e fraude que deve ser concluída em até três semanas.
– Padronização das ligações com hidrômetro em cada residência sem ônus ao usuário oferecendo segurança ao usuário. Instalação de macromedidores com telemetria
– Serão instalados dois reservatórios de 50 metros cúbicos cada em Linha Gorgen e outro na Rua Dois Irmãos para auxiliar na reserva de água para manter o abastecimento.
3. Tecnologia:
– Todos os hidrômetros serão trocados por modelo ultrassônico garantindo maior precisão na leitura. A Corsan já começou essa troca. Cada aparelho tem o investimento da Companhia de R$ 1 mil sem ônus ao usuário.
– Implantação da plataforma H2HOJE, plataforma gratuita da sustentabilidade que conta com game, portal, material didático para professores, canal no YouTube e desenhos animados .
4. Geração e gestão de dados:
– Mapa temático automático no GeoPortal mostra vazamentos, sua localização e mapeamento do serviço realizado para conserto.
– Recadastramento de todos os usuários de Morro Reuter concluído recentemente