Conecte-se conosco

Destaques

Motoristas sofrem com o descaso de buracos no asfalto em Santa Maria do Herval

28/01/2021 - 17h53min

Atualizada em 28/01/2021 - 17h54min

Crateras chegam a ocupar metade da pista, obrigando motoristas a desviar para não danificar os carros (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Passado algum tempo desde a última manutenção na via, motoristas que trafegam pela Vila Ferraria e Boa Vista do Herval pela RS-373 voltam a enfrentar sérios problemas com a deterioração da pista. Há vários buracos ao longo do trecho que obrigam condutores a desviar pela contramão, caso contrário, corre-se o risco de danificar os carros. Com isso abre-se precedentes para acidentes.

A pista é de responsabilidade do Daer e sempre esteve envolta de polêmicas, sendo alvo de críticas dos hervalenses: volta e meia, está cheia de buracos. Boa Vista do Herval, por exemplo, é um dos principais polos industriais do município, levando a um grande fluxo de veículos diariamente, desde carros pequenos, utilitários e caminhões pesados. Sendo assim a situação causa muitos transtornos.

Prejudica vinda de turistas

Além disso outro setor que está em pleno desenvolvimento na cidade também está sendo prejudicado: o turismo. A estrada é um trecho alternativo que encurta consideravelmente a conexão entre a região metropolitana e a Serra, o que proporcionalmente contribui para a expansão do turismo no Herval; entretanto, a condição da rodovia torna o trecho menos atrativo para quem quer fazer uma viagem tranquila.

São buracos profundos (FOTO: Cleiton Zimer)

Cobranças ao Daer

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB), a Prefeitura está cobrando o Daer constantemente. “Na última vez foi feita uma parceria. Eles nos forneceram a base asfáltica e nós tapamos os buracos. Mas, agora, está quase a mesma coisa”, disse, ressaltando que alguns buracos foram fechados com outro material para amenizar o problema, “mas isso não resolve”.

O objetivo é, mais uma vez, fazer uma parceria para executar a tarefa, mesmo que o trecho seja de total responsabilidade do Daer. “Não temos como bancar isso sozinho”, afirmou Gilnei.

Aguardando liberação de recursos

A reportagem encaminhou a questão ao Daer. Em nota respondeu que “em agosto do ano passado foi feito um convênio com a prefeitura de Santa Maria do Herval para operações de tapa-buracos no trecho. Assim que forem liberados recursos, a 15ª Superintendência Regional de São Francisco de Paula fará estudos para outros tipos de intervenção no segmento”.

Sinalização

Outro problema é a falta de sinalização na pista, que é inexistente. Não há pinturas nem tachões, tampouco placas alertando a velocidade indicada no trecho. Redutores já foram solicitados há anos pelos moradores, mas sem nenhuma providência prática das autoridades até o momento.

Moradores são afetados diariamente

Marisa Kroetz

“Passo duas vezes ao dia de carro e é muito incômodo além de também ser perigoso. É preciso desviar dos buracos. Tem três ou quatro lugares em que é mais crítico, com risco de dar acidentes. ”

 

 

 

 

 

 

 

Marcio Alvim

“Eu passo ali todos os dias. Tem dois buracos enormes, um quando passa a Caverna dos Bugres e outro antes do Mercado Haubert. É complicado, pois muitas vezes para poder desviar tem que ir na contramão para não prejudicar o próprio carro pois são duas valetas enormes. ”

 

 

 

 

 

 

Juliana Kroetz

“Tenho muitos turistas da agência que acabam tendo problemas com seus carros ou ainda não querendo vir, por causa dos transtornos da estrada. Além disso, trabalho com o carro diariamente e já tive que trocar peças do veículo por causa dos buracos. ”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.