Destaques
Movimento intenso nos Cemitérios de Dois Irmãos às vésperas do Dia de Finados
Famílias limpam os túmulos para o dia 2
Por Carla Fogaça
Dois Irmãos – O fim de semana com tempo bom favoreceu aos que foram realizar a limpeza e renovar as flores nos túmulos dos entes queridos. Alguns aproveitaram o início da manhã, outros foram corajosos e enfrentaram o sol forte do meio dia, mas há quem optou pela tranquilidade do fim do dia.
Segundo o coveiro, as famílias costumam limpar os locais de 3 a 4 vezes ao ano. Mas nesta data, quase todos realizam manutenção no local. Com baldes, água, produtos de limpezas e vassoura, as pessoas prestaram homenagens e demostram seus sentimentos pelo familiar que já se foi e deixaram tudo pronto para o Dia de Finados.
Conheça um pouco da história de alguma dessas pessoas:
“A gente limpa aqui três vezes ao ano. Aqui está minha sogra que faleceu em 1995, com 66 anos de câncer. Eu estava casada há um ano quando ela se foi. Uma pessoa maravilhosa, justa e simples”.
“Meus pais eram exemplares, ele se foi com 61 anos, em 2008, e minha mãe com 74, em 2018. A cada dois meses eu venho limpar, mas essa data é especial. É um dia no ano dedicado a eles”.
“Aqui estão meus pais, um tio e irmão que faleceu com 21 dias e nem o conheci. Meu irmão teria 66 anos hoje, se fosse vivo. Mesmo não tendo conhecido ele eu considero muito como irmão”.
“limpamos da tia, uma irmã que faleceu com 6 meses e outra com 46 anos. Minhas duas irmãs morreram no dia 31 de outubro de anos diferentes. E minha tia faltava 9 dias para completar 100 anos”.