Destaques
Municípios da região no topo da venda de alfaces no RS
Presidente Lucena/Hortêncio – O município de Presidente Lucena é o segundo em quantidade de alfaces vendidas em quilos, de janeiro a maio deste ano, com 692.370,00 kg. Em terceiro é São José do Hortêncio, com 417. 317,40 kg. A produção dos dois municípios da região, vendida na Ceasa de Porto Alegre, alcança 1.109.687,40 kg. Em primeiro vem Viamão, com 796.593,00 kg.
Renda e empregos
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luis Spaniol (Lui) destaca que é um orgulho o município ser o segundo maior em vendas na Ceasa de Porto Alegre. “É uma honra e, além disso, traz mais renda e é um setor que gera empregos e isso contribui também para manter os nossos jovens na agricultura”.
O produtor Paulo Medtler, da Linha Nova Baixa, localidade que concentra o maior número de produtores de alfaces, destaca que também investe na produção de frutas. “Eu vendo em torno de 3.000 caixas de alfaces por mês, principalmente a crespa e a americana, e quem leva é o meu sobrinho Fernando, pois a família trabalha com hortaliças”, ressalta.
Investimento
O secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Felipe Trein comenta que o fato do município ficar em terceiro nas vendas de alfaces na Ceasa é o resultado dos investimentos que são feitos nesse setor. “É um bom sinal, eles estão crescendo”, observa.
Variedade
Já o produtor Maicon Trein, da Sede, trabalha há 15 anos com alfaces, nas variedades crespa, americana, mimosa, lisa e roxa, e se desloca três vezes por semana a Porto Alegre. A família também produz cítricos. Além dele, trabalham uma irmã e três funcionários na propriedade familiar. Em média são vendidas mensalmente 1.000 caixas de alfaces com uma dúzia cada caixa. Ele define como um bom resultado, e diz que pessoas de todo o RS compram dele. “A gente vende as alfaces em dúzia. Eu acho bom esse resultado, pois tenho clientes até da fronteira”, conclui o produtor.