Destaques
Natal Cooperativo de Nova Petrópolis completa uma década
Nova Petrópolis – Tradicional evento da região, o Natal Cooperativo completa uma década em 2021. Para comemorar esse marco, a Casa Cooperativa traz como espetáculo, “Os 7 anjos e a força da mulher”, no dia 5 dezembro, às 19 horas, na Caixa Rural da Linha Imperial. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Participam da encenação moradores das Linhas Brasil, Araripe e Imperial, Nove Colônias e Bairro Piá, através do coral com canções natalinas.
Nesta edição, o Natal Cooperativo traz o texto escrito por Célia Heylmann, onde sete mulheres inspiram a fazer do mundo um lugar melhor, evidenciando a emoção de 10 anos de Natal Cooperativo. A apresentação, que também tem Heylmann como organizadora, mostra que elas são a força do cooperativismo norteada por fé, amor, superação, aconchego, grandeza e generosidade. “O espetáculo remete a fatos históricos marcantes e a mulher é a grande heroína mostrada pelas entidades da localidade”, explica a autora.
Durante o evento, com duração de 70 minutos, em várias cenas aparece o Grupo de Danças Böhmerland, com todas suas categorias, e há participação especial das mães. Ainda haverá a participação do Piquete Aporreados.
Decoração voluntária
A decoração para o Natal Cooperativo, na praça da Linha Imperial e em seu entorno, foi elaborada também de forma cooperativa, pelas mãos de Clarisse e Maristela Neumann, Vânia Nienow e Suzana de Mello. As voluntárias moram na localidade e confeccionaram e instalaram a decoração na Praça Padre Theodor Amstad, na igreja e nas ruas próximas, complementando o entorno do palco do espetáculo do Natal Cooperativo.
Esse trabalho voluntário começou com a Associação de Moradores da Linha Imperial em 2011. Neste ano, quando o tema do espetáculo mostra a força da mulher, é feito pelas quatro mulheres, com apoio da Casa Cooperativa e colaboradores da comunidade. O trabalho começou em outubro, com reforma e aproveitamento de materiais e planejamento da nova decoração.
Vestindo a camisa
A decoração está composta por coroas, guirlandas, bengalas, frases em corações, presépio e bolas de natal. “A gente veste a camisa e faz o que consegue. Quando precisamos de ajuda extra sempre recebemos retorno da comunidade. Ficamos felizes de ver o resultado do nosso trabalho e os elogios”, agradece a voluntária Clarisse Neumann.