Destaques

Natal é tratado como a retomada econômica de Nova Petrópolis

15/09/2020 - 11h57min

Diversos itens já foram confeccionados (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Ao que tudo indica, o Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2020 vai mesmo sair do papel. Ao menos é o que garante a secretária de Turismo, Roberta Liane da Silva. Toda a decoração que está sendo preparada tem o objetivo de enfeitar o município com a temática “Globos de Neve” e proporcionar um Natal com mais conforto e “voltar a dar esperanças à comunidade”.

A secretária conta que existem muitas dificuldades em preparar um evento onde não se podem chamar muitas pessoas, pois o objetivo sempre foi justamente o contrário. Contudo, vê na redução dos números positivos de Covid-19 a real possibilidade de expor uma decoração que trará os turistas ao município e contribuirão para a retomada da economia. Já sobre as apresentações, Roberta diz que ainda são estudadas as opções, mas a tendência é que a programação seja online, como foi recentemente o Festival de Folclore e será o Festival da Primavera.

Diferentemente do que ocorreu na Páscoa, quando o evento foi cancelado logo após o lançamento oficial e havia a promessa de colocar a decoração nas ruas, além de tudo ser desconhecido, o Natal ocorrerá em um momento diferente de pandemia e vem sendo preparado com o objetivo principal de decorar. “Nós vemos que as pessoas aprenderam a se cuidar mais e os turistas não estão trazendo contaminação. Queremos dar um momento de esperança e aquecer os corações dos moradores”, disse a secretária.

As renas, que eram de arame, agora ganharam corpo (Créd.: Dário Gonçalves)

Para 2020, a decoração deverá ser colocada mais cedo, no dia 20 de outubro, e ser retirada mais tarde, no dia 15 de janeiro. Dessa forma, os turistas terão quase três meses para visitar Nova Petrópolis. Os acontecimentos Serra também são monitorados para definir os rumos por aqui. Se Gramado cancelou o Natal Luz (mas pensa em alguma retomada), Canela mantém seu evento. “Nós temos que pensar que quem vai para essas cidades, passa por aqui. E quem não passa, pode vir pra cá também”, comentou.

Certeza

A secretária se diz muito confiante na realização pois há contratos assinados com empresas para que isso seja feito. Muito do que se verá na Praça das Flores, Av. XV de Novembro e na Rua dos Jardins (que será inaugurada em breve), está sendo preparado pela secretaria de Turismo e Obras, restaurando itens do acervo municipal. Mas também haverá quatro empresas que fornecerão 31 outros itens, de forma licitatória, que irão compor a decoração natalina. “Tenho muitos anos de experiência e confio no meu trabalho”, enfatizou.

Uma das principais atrações visuais, ficará por conta dos globos de neves instalados nas rótulas da avenida. Cada globo terá cerca de três metros de diâmetro e dentro um cenário temático. Um motor, como aqueles presentes em brinquedos infláveis, fará a circulação constante da “neve”. Além disso, Roberta também disse que a questão sobre a instalação dos itens, onde nenhuma empresa havia comparecido para o processo licitatório, está resolvido.

Sair da versão mobile