Destaques
Neste ano as celebrações de Corpus Christi não terão os tradicionais tapetes
Região – Muitas paróquias terão uma quebra histórica na tradição de suas celebrações de Corpus Christi. Em outras oportunidades, os tapetes só não eram feitos na rua em caso de chuva, porém as missas reuniam milhares de pessoas nas igrejas ou em estruturas montadas ao ar livre. Em muitas comunidades as celebrações eram marcadas pela confecção dos tradicionais tapetes de serragens ou com doações de alimentos e agasalhos. Porém, devido ao covid-19, a maioria das igrejas optou pelas missas e benção ou carreatas, como alternativa para a celebração do próximo dia 11. Se fossem confeccionar os tapetes os voluntários teriam de trabalhar dias antes para preparar a serragem e os demais materiais, além de começar a montagem ainda na madrugada.
Em Dois Irmãos, a Paróquia São Miguel alterou a forma de celebrar Corpus Christi, pela primeira vez na história recente. Não serão confeccionados os tradicionais tapetes de serragem, assim como a procissão. No entanto, a data será celebrada com três carreatas. Às 9 horas, serão celebradas três missas na Igreja Matriz e nos bairros Bela Vista e Travessão. “As carreatas irão iniciar no local de cada missa e cada uma terá um trajeto. Optamos por fazer três para evitar transtornos no trânsito e a carreata também foi uma forma de evitar aglomerações e não deixar a data passar em branco”, conta Anderson dos Santos, coordenador do Conselho de Pastoral. As demais comunidades também terão suas celebrações da palavra e quando as carreatas passarem por cada uma delas, as pessoas serão convidadas a acompanhar. “Passaremos ainda em frente ao Postão 24h e Hospital São José fazendo a bênção nesses locais”, conta Anderson.
Para participar das missas presenciais, os fiéis devem fazer sua inscrição, pois os espaços só podem receber 25% da capacidade. Anderson convida a comunidade a montar altares na frente de suas casas, como ocorreu no Domingo de Ramos. “Mesmo que as carreatas não passem em todas as ruas é uma forma de todos celebrarmos juntos”.
Morro Reuter
A Paróquia Imaculada Conceição terá sete horários de missas (por inscrição): 6h – 7h30 – 9h – 15h – 16h30 – 18h e 19h30. As inscrições já estão abertas pelo (51) 3569-1266 no horário de expediente: Manhã (8h às 11h45) terça a sábado. Tarde (14h às 17h45) terça a sexta-feira. Neste ano não haverá procissão, somente as missas e logo em seguida a bênção do Santíssimo.
Santa Maria do Herval
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora preparou uma programação especial para este ano, mas sem a tradicional procissão. A missa, na Igreja Matriz, será a missa às 9h, com transmissão pela internet e tomando todos os devidos cuidados, seguida da Bênção com o Santíssimo. Durante a celebração as pessoas poderão doar roupas e alimentos não perecíveis.
Procissão do Santíssimo em Estância Velha
A comunidade católica de Estância Velha poderá participar de diversas atividades religiosas. Na quinta-feira, 11, será realizada a Procissão do Santíssimo, passando pelos bairros Das Rosas, Floresta, Nova Estância, Veneza, Encosta do Sol, Lago Azul, Campo Grande, Bela Vista e Centro. O ponto de partida será a Igreja Matriz, com saída marcada para as 14h. Além disso, durante o dia serão transmitidas quatro missas pelo canal Parscjev, no YouTube. As celebrações acontecerão nos seguintes horários: 8h, 9h30, 16h30 e 19h.
Santíssimo percorrerá a cidade de Picada Café
A luta contra o coronavírus está fazendo muita coisa mudar, inclusive, a tradição. É o caso da procissão de Corpus Christi da Igreja Matriz Santa Joana Francisca de Chantal, de Joaneta. Sem procissão para evitar aglomeração de pessoas a igreja vai levar a imagem do Santíssimo de encontro dos fiéis. O roteiro foi divulgado pelo Padre André Dapper. Às 8h30 ocorre a missa de Corpus Christi. Após o Santíssimo será levado em carro aberto. Ele sairá da Igreja Matriz seguindo pela Vicente Prieto, até a Igreja do Jammerthal, retornando pela Rua João Sander Sobrinho. Em Joaneta passa pela Escola Quatro Estações, Posto de Saúde, Rua Feliz Lembrança, pela Rua Arroio Terra até a propriedade dos Heckler, regressando até o Centro pela Vicente Prieto. Passará pela Av.Fridolino Ritter, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, BR-116, Bairro Esperança, Canto Karling, Lichtenthal, Igreja Nossa Senhora da Visitação e retornando à Joaneta. “As pessoas podem aguardar no roteiro defronte as casas com tapetes e flores. Elas poderão fazer doações de alimentos. Tudo será doado as famílias carentes de São Leopoldo”, declarou o religioso. Na missa só poderão participar 50 pessoas pré-inscritas na paróquia, com uso obrigatório de máscara.