/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Nomes já são cogitados para a eleição de Dois Irmãos

28/08/2019 - 09h28min

Dois Irmãos – Faltando pouco mais de um ano para a eleição municipal, já começam as especulações sobre os possíveis candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereadores, assim como as articulações das coligações. No cenário atual, os bastidores já trazem como pré-candidatos alguns nomes, como o atual vice-prefeito e secretário da Administração, Jerri Meneghetti (PP), e o vereador Joracir Filipin (PT). Os dois não confirmam a candidatura, mas estão cientes dos nomes cogitados. Jerri, depois de cumprir dois mandatos ao lado da atual prefeita, Tânia da Silva (MDB), pode ser visto como o candidato natural da coligação PP/MDB. Filipin está na sua terceira gestão na Câmara de Vereadores e não esconde sua vontade de encarar a eleição da majoritária. Ele confirmou que seu nome está à disposição do partido. Outra pessoa que também está sendo cogitada é o técnico contábil aposentado e ex-secretário da Fazenda de Dois Irmãos, Adão Borges dos Santos (PTB). Ele nunca concorreu a cargo político e afirma que tem a vontade de encarar a eleição e trabalhar por Dois Irmãos. Neste primeiro momento, a redação do Diário ouviu estes três possíveis candidatos. Mais nomes e partidos serão procurados ao longo das especulações e articulações.

 

Decisão para 2020

Jerri reforça que este ano ainda o foco é o trabalho da gestão. “Pelo histórico da coligação e pela confiança e lealdade que existe neste grupo, o Progressistas deve lançar o próximo candidato a prefeito. Meu nome está à disposição, no entanto, ainda falta um ano para a campanha e meu foco é o trabalho dentro da Administração. A tendência é de que um vice de dois mandatos seja um candidato natural à eleição. Mas uma possível candidatura vai depender do diálogo entre os partidos que formam a coligação e também das circunstâncias que estarão colocadas no próximo ano. A decisão sobre concorrer ou não se dará em 2020, no tempo adequado”, disse ele. Jerri tem um histórico crescente na política e, os resultados, segundo ele, são consequências do trabalho. “Existem alguns caminhos que as pessoas escolhem para seguir sua caminhada. Aprendi em casa o caminho do trabalho e foi este que resolvi seguir, porque não acredito nos outros. Acredito que tenha feito um trabalho reconhecido como vereador, presidente da Câmara e que me levou a concorrer a vice em 2012. Acredito que o trabalho bem executado, apesar das dificuldades que são postas, nos dá a credibilidade necessária para seguir em frente”.

Está disposto

Os três mandatos como vereador são experiências que Filipin aposta para concorrer à Prefeitura. “Nestas três gestões, também fui presidente. Estou com minha vida dedicada a isso e estamos trabalhando por Dois Irmãos. Meu nome está, sim, à disposição para que o partido apresente uma proposta para o futuro do município. Desejo concorrer e tenho trabalhado muito para isso”, disse ele, sem detalhar possíveis reuniões e concretização sobre o lançamento do seu nome à majoritária. “Já tenho um bom caminho percorrido no trabalho público, na função dedicada à comunidade”. Sobre especulações de candidato a vice e possíveis coligações, Filipin apenas afirma que a ideia é ampliar coligações e, somente após isso, confirmar a questão do vice. “A proposta e a vontade é ampliar a coligação”, conclui.

Primeira disputa

Adão trabalhou quase a carreira toda em Prefeitura, mas nunca concorreu a cargo político. Somente na Administração de Dois Irmãos foram 25 anos na função contábil e na Fazenda. Depois de aposentado, surgiu a vontade de concorrer. “Sou filiado ao PTB e precisamos ver certinho ainda como está a parte burocrática do partido, mas tenho a vontade de colocar meu nome à disposição. Já tenho projetos e o foco do meu trabalho seria a economia, com foco em cortar despesas e investir principalmente na Saúde. Há muitos gastos que podem ser reduzidos e, a economia, ser investida em outras áreas, como a Saúde e a Habitação. Esta última tem tido menos investimento nos últimos anos”. Sobre como está fazendo a mobilização para conseguir apoio, Adão não entra em detalhes, apenas diz que algumas pessoas já manifestaram apoio ao seu nome. “Estamos vendo, mas já conversei com pessoas que incentivaram e me disseram que este era o momento”.

Sair da versão mobile