Destaques
“Nos sentimos inseguros com a situação da praça”, lamentam moradores do Bela Vista em Estância Velha
Estância Velha – Com brinquedos quebrados, falta de iluminação e sem qualquer estrutura ou manutenção, a praça do Bairro Bela Vista, na rua Leopoldo Albino Hermann, tem se tornado motivo de preocupação para a população.
Segundo moradores, por estar abandonado o local tem atraído usuários de drogas e criminosos, fazendo do único espaço de lazer e recreação da população uma ameaça à segurança, principalmente das crianças do bairro.
Vanessa Araújo, 35 anos, disse que mora na rua Leopoldo Albino Hermann há cerca de 15 anos e, pelos seus cálculos, o último investimento feito na praça já tem quase uma década.
Segundo a moradora, no final do ano passado, a administração anterior até mandou pintar os equipamentos da praça, o detalhe é que estavam todos quebrados, e assim permaneceram, “só que agora estão com nova pintura”, ironizou.
Mãe de um adolescente de 15 anos e uma menina de cinco anos, Vanessa disse que é lamentável não poder usufruir do espaço com os filhos. “Nós gostaríamos de levar os filhos para brincar, sentar e tomar um chimarrão, mas se as crianças forem jogar futebol, por exemplo, vão ter que jogar no barro. Não tem estrutura alguma”, disse.
Descaso total
- Dos balanços, restou apenas a estrutura (Crédito – Jéssica Ramos)
- Goleira foi arrancada e jogada no mato (Crédito – Jéssica Ramos)
Residindo na rua Leopoldo Albino Hermann há uns 10 anos, Carlos Pereira, 49 anos, também lamenta o que chamou de descaso. O morador, que tem uma filha de seis anos, destacou que a situação de abandono da praça não ameaça apenas a segurança dos moradores, mas os priva de ter uma melhor qualidade de vida.
“Principalmente nesse período de pandemia, é super importante contar com um espaço, ao ar livre; fazer uma caminhada, tirar as crianças de dentro de casa. Infelizmente, nós não podemos contar com a praça para essa finalidade”, relatou Pereira.
O estanciense destacou que ele e os vizinhos até tentam fazer alguma manutenção na praça, como o corte da grama, a coleta de lixo, mas é desanimador observar a situação que o local se encontra.
“Não há um banco para sentar, uma lixeira sequer; dos cinco brinquedos que havia, restou apenas um inteiro; até uma goleira os vândalos conseguiram quebrar e jogar no mato. E sobre a situação à noite, é melhor nem comentar”, lamentou o morador.
Raio x
Questionada se teria previsão de investimento para a praça do Bairro Bela Vista, a administração municipal informou que a secretaria de Planejamento Urbano já está realizando uma espécie de Raio x para detectar as necessidades, não apenas desta praça, mas de todas do município.
Após esse estudo, a administração prevê elaborar um plano de ações que devem ser revertidas em melhorias, especialmente voltadas aos equipamentos e brinquedos das praças da cidade.
A Prefeitura informou ainda que, especificamente, para a praça do Bairro Bela Vista já está prevista, até a próxima quinta-feira, uma roçada. O serviço foi adiado para a semana que vem em função da previsão de chuva.