Destaques
Nova emergência de Dois Irmãos já está funcionando
Dois Irmãos – Às 19h desta sexta-feira, 31, os atendimentos de urgência e emergência começaram a serem feitos no novo Pronto Atendimento, que fica junto ao Hospital São José, no Centro, com acesso pela Rua São José. Antes, às 16h, aconteceu a solenidade de inauguração da nova estrutura, que reuniu autoridades municipais, representantes do IB Saúde, Badesul e comunidade em geral. Para evitar aglomerações, os munícipes puderam assistir em transmissão feita pelo Facebook. Ao final a unidade de saúde foi apresentada virtualmente para quem acompanhava pelas redes sociais.
Além das mudanças físicas, os recursos humanos também foram alterados. O atendimento deixa de ser feito pelos funcionários concursados do município, dando lugar a uma nova equipe contratada pelo IB Saúde, que além do hospital, agora passa a administrar a emergência. Na nova unidade também começou a funcionar a pediatria, que antes era feita no Hospital São José.
O secretário da Saúde, Afonso Bastian, agradeceu às equipes que atuaram no Postão 24H durante os 28 anos e deixou um pedido: “Que o IB Saúde construa aqui uma história tão bonita quanto a nossa. Hoje, aqui no Complexo Hospitalar do Hospital São José vocês tem muito mais recursos para trabalhar do que tínhamos”. A prefeita Tânia da Silva agradeceu a todos que fizeram parte da história do antigo Postão e relembrou que em 1991 só tinha um posto de saúde em Dois Irmãos e o Hospital São José, que era administrados pelas Irmãs e também atendia Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Os gestores da época não tinham a obrigação de criar uma emergência pois o município não possuía 20 mil habitantes, porém se comprometeram e criaram o Postão.
Estrutura
Mais moderna, a nova unidade conta com acesso facilitado e tem como objetivo interligar o fluxo no atendimento dos pacientes entre Emergência 24H e Hospital São José. Para isso conta com 1.571,34m²: Recepção com 40 Lugares; Sala de Emergência com 2 leitos; Sala de Sutura e curativos com espaço para 3 macas; Sala de triagem; 04 Consultórios indiferenciados; Sala de Observação com 6 leitos, mais 1 leito de isolamento; Sala de inalação com espaço para 4 poltronas; Sala de gesso e redução de fraturas; Vestiários, masculino e feminino; Estar para funcionários; Copa; 02 quartos e banheiro para plantão; Depósito de Material de Limpeza (DML); Sala de utilidades; Sala de Reuniões; Passarela que liga a Emergência ao Hospital; Elevador maca-leito; e ainda toda a estrutura do segundo pavimento, onde será construído o Bloco Cirúrgico. O complexo hospitalar passa a contar com dois geradores elétricos. Para a construção foram gastos 1,5 milhão, financiados pelo Badesul.