Destaques
Nova obra está sendo projetada para evitar acidentes em Morro Reuter
Morro Reuter – O grande susto provocado por um caminhão desgovernado na semana passada, no entroncamento da VRS-873 com a BR-116, quando o veículo atravessou a rodovia em alta velocidade e quase atingiu o posto de combustíveis, trouxe novamente ao debate a insegurança da comunidade. No ano passado, foi inaugurada uma grande e reivindica obra que trouxe maior segurança nos acessos à Linha Gorgen, VRS e também para o retorno, de quem sai da VRS e quer ingressar na BR. O investimento da prefeitura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi de R$ 1,1 milhão.
Descida da VRS para ingressar na BR ainda continua sendo problema
A quantidade de acidentes de trânsito reduziu, no entanto, a descida da VRS para ingressar na BR ainda continua sendo problema. No final do ano passado, um caminhão ficou sem freio e invadiu o posto, só parando ao colidir em dois carros e a loja de conveniência. Na época, houve grande prejuízo financeira mas, por sorte, ninguém se feriu. Ao mesmo tempo que a comunidade cobra alguma mudança, principalmente sobre o acesso de caminhões, também exalta a imprudência de motoristas, que descem o trecho em alta velocidade e também por outros que não respeitam os novos acessos.
Novo projeto e, antes, quebra-molas como medida emergencial
A prefeita Carla Chamorro, que já estava preocupada antes mesmo do último acidente, revela que está em tratativas com o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagens (Daer), responsável pela VRS, para a realizada de uma obra. O Daer está em fase de conclusão de um projeto, que visa a construção de um muro de contenção e alargamento da pista, na saída da estrada. No entanto, a expectativa inicial é de que a obra custe R$ 300 mil. “Este projeto é mais uma obra para evitar acidentes graves e até mesmo com morte. Porém, como o custo é mais elevado e, depois de ver as imagens daquele acidente de semana passada, não podemos esperar mais”, disse a chefe do Executivo, que entrou novamente em contato com o Daer pedindo ajuda. Até que o novo projeto saia do papel, será instalado um quebra-molas no início da descida. “É uma medida emergencial, com o intuito de forçar que os motoristas reduzam a velocidade, desçam com mais prudência. Isso deve ocorrer nos próximos dias”.