Destaques

Nova Petrópolis: alunos desenvolvem Projeto para Preservação de Animais Silvestres

08/09/2021 - 12h01min

Alunos confeccionaram folders para a população (Créd.: Divulgação)

Nova Petrópolis – A visita de um gambá-de-orelha-branca na Escola Municipal de Ensino Infantil Ursinho Carinhoso, na Vila Germânia, deu início ao Projeto de Conscientização para Preservação de Animais Silvestres (PCPAS), das professoras Nayara Bohnenberger e Vanessa Damin com crianças da Pré-escola B1. Na ocasião, o pequeno marsupial se abrigou entre os tatames que estavam na parte externa da escola, fazendo com que os alunos fizessem inúmeros questionamentos sobre o por quê do gambá estar ali e quais providências deveriam ser tomadas.

Então, no mês de maio, iniciou o PCPAS. Conforme conta a professora Nayara, o primeiro passo foi compreender as diferenças entre animais domésticos e silvestres. “Então, as crianças levantaram hipóteses sobre quais animais silvestres vivem na nossa região. Verificamos em um site da UFRGS se essas hipóteses estavam corretas e iniciamos o estudo desses animais”, explica.

Com o auxílio das famílias, as crianças fizeram uma pesquisa a respeito dos gambás. Além disso, as professoras conversaram com a bióloga Cássia Hoffmann, da secretaria de Meio Ambiente, que esclareceu dúvidas sobre o manejo e resgate de animais silvestres e trouxe curiosidades sobre os gambás. “Também conseguimos uma palestra virtual com as voluntárias do Projeto Marsupiais do Espírito Santo, que inclusive, virou matéria por lá”, acrescenta Nayara.

Elaboração de materiais

Reunindo as informações mais relevantes, as professoras e os alunos construíram um folder para conscientizar a população, que está sendo entregue em estabelecimentos comerciais da Vila Germânia e do Centro. A equipe também produziu a gravação de um vídeo similar a um “Globo Repórter”, no qual as crianças trazem muitas informações importantes. O projeto audiovisual será apresentado para toda a escola no estilo cinema assim que a edição estiver concluída.

Programa jornalístico foi produzido (Créd.: Divulgação)

Junto com as atividades acima, foram trabalhadas histórias envolvendo animais e a compreensão sobre diferença entre gêneros textuais. As crianças apresentaram histórias, poemas, notícias e músicas envolvendo animais. Também confeccionaram panfletos, que foram pendurados nas paredes da escola.

Répteis

Na última semana, os alunos começaram o estudo dos répteis. Cada criança escolheu uma espécie de cobra para pesquisar e apresentações foram feitas. Foram preparadas cobras tridimensionais e confeccionados gráficos do tamanho correto. Para enriquecer o projeto, uma palestra virtual com a bióloga Karina Banci, mestre e doutoranda em Biologia Animal, do Instituto Butantan, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 8, e outra com os Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis será realizada em breve.

Palestra com a bióloga Karina Banci, do Instituto Butantan (Créd.: Divulgação)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário