Destaques

Nova Petrópolis: caminhoneiro joga carga de lixo em Estrada de Nove Colônias, Prefeitura acionou a polícia

12/05/2021 - 09h45min

Nova Petrópolis – O morador Alexandre Ludke denunciou uma grande quantidade de restos de materiais de marcenaria, madeira compensada, plásticos e outros detritos, que foram simplesmente largados na Estrada Nove Colônias na manhã de ontem, 11. A montanha de lixo é tão grande que ocupa mais de metade da estrada.

Com a ajuda de outros moradores, Ludke conseguiu acesso às câmeras de segurança de um estabelecimento, também na Estrada Nove Colônias, onde mostra um caminhão suspeito passando em direção ao local às 10h30. Pouco depois, às 10h47, o mesmo caminhão é visto retornando com as portas do container abertas e sem nada de carga. “Eu fui dar uma conferida e possivelmente é lixo de construção civil. Tem pedaços de madeira, latas de tinta, concreto, pedras, tijolos, muita chapa de compensado usado para fazer tapumes e caixas de vigas e pilares”, conta Ludke.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke foi ao local na tarde de ontem, após ficar sabendo do caso. Segundo ele, a secretaria não dispõe dos meios próprios adequados para o recolhimento e destinação correta deste tipo de material. Por isso, num primeiro momento o material não foi recolhido e o local permanece sinalizado com cones.

Nesta quarta-feira, 12, o secretário ficou de ir à Brigada Militar solicitar auxílio para a identificação do caminhão. Se o responsável pelo dano for identificado, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente solicitará a ele o recolhimento dos materiais. Caso contrário, uma empresa contrata pelo município fará o serviço. “Isso foi coisa de gente de fora. Eu também tenho caminhão e conheço os caminhoneiros daqui. O que aparece nas imagens e provavelmente foi o responsável não é de Nova Petrópolis”, concluiu o morador Alexandre Ludke.

Lixo foi deixado no meio da estrada (Créd.: Alexandre Ludke)

Sair da versão mobile