Destaques

Nova Petrópolis: Estrada São José do Caí será recuperada antes de pavimentação

20/05/2021 - 11h15min

Nova Petrópolis – A Estrada São José do Caí, no trecho entre a BR-116 e a ponte próxima à Igreja Luterana estava em condições muito ruins até o início desta semana. Com muitos buracos, o trecho de cerca de três quilômetros é rota para mais de 90 funcionários da empresa Fios Armani, localizada pouco depois da igreja. Por conta disto, o empresário Mário Colombo, recorreu ao Poder Público pedindo por melhorias em uma área que, segundo ele, é pouco valorizada no município.

Colombo explica que desde o início da atual gestão, não haviam sido feitas nenhuma melhoria na estrada. Ele diz entender que leva tempo para que todas as áreas do município sejam contempladas, mas que há muito tempo São José do Caí é esquecida e não é valorizada. “Aqui próximo nós temos dois poços artesianos que no ano passado salvaram o município. Eu falo por mim e pela minha empresa, mas São José do Caí possui granja e muitos produtores rurais que merecem esse investimento”, comenta.

Mario Colombo, proprietário da Fios Armani (Créd.: Dário Gonçalves)

O empresário conta que chegou a consultar seu advogado para tentar reter o pagamento de impostos, pois não via eles sendo revertidos em melhorias. Ele ressalta que não fala em nome da comunidade, e sim como dono da empresa, que gera empregos a dezenas de pessoas e, também por isso, vê como necessário um olhar mais atento a uma localidade que “produz, mas não recebe”. “Não podemos chamar a região de bairro ou vila, porque não se desenvolve. Hoje (quarta-feira), estão passando com a máquina, mas isso é literalmente tapar buraco, conforme chove, novos se criam. Entendo se não puderem asfaltar, mas que mantenham uma manutenção constante”, solicita Colombo.

Fios Armani (Créd.: Dário Gonçalves)

O que diz a Prefeitura

Antes de falar com a reportagem d’O Diário, Colombo esteve na Prefeitura na terça-feira, 18, para conversar com o prefeito Jorge Darlei Wolf. Na ocasião, ele expôs o problema e disse que também pediria ajuda à imprensa. Darlei disse a ele que na próxima semana, a recuperação da Estrada São José do Caí começaria e já existem projetos e recursos para a pavimentação.

Porém, na manhã desta quarta-feira, 19, uma patrola da secretaria de Obras esteve na estrada realizando serviços emergenciais. Ao Diário, a Prefeitura não confirmou que os trabalhos, de fato, começarão na próxima semana. “A recuperação completa da estrada, com patrolamento, alargamentos, melhorias em acessos, limpeza de valetas, conserto e construção de bueiros, ensaibramento e passagem de rolo compactador terá início logo que as máquinas concluírem os trabalhos na Estrada de Arroio Paixão, não tendo uma data exata”, comunicou a Administração.

(Créd.: Dário Gonçalves)

Pavimentação

No dia 5 de maio, o prefeito Darlei, os secretários de Administração, Bruno Seger, e de Turismo, Rodrigo Santos, e a coordenadora especial de Captação e Projetos Especiais, Simone Manfredini Bender, estiveram com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato. Na ocasião, foi protocolado um projeto de pavimentação de três quilômetros da Estrada. “A prioridade, no momento, é a recuperação da via e, assim que possível, a pavimentação. Outras melhorias ainda poderão ser planejadas. A Prefeitura avalia a construção de novas paradas de ônibus em alguns pontos do município”, concluiu.

(Créd.: Dário Gonçalves)

Sair da versão mobile