Destaques

Nova Petrópolis: falta de água ainda é problema no Pousada da Neve

17/05/2021 - 12h05min

Saule mostra que, à meia altura e aberta ao máximo, água sai sem pressão (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A falta de água é um problema antigo que segue incomodando moradores ano após ano no município, mesmo depois dos investimentos recentes da Corsan. Na última sexta-feira, 14, moradores das ruas Caxias do Sul e Osório, no bairro Pousada da Neve, chamaram O Diário para mostrar a situação e tentar uma solução, que demora para chegar.

Saule Slongo, de 69 anos, mostrou a situação em sua casa. A água que chegava na torneira praticamente não tinha pressão. Insuficiente até mesmo para que ela chegue à caixa d’água do banheiro. No entanto, a situação piora, principalmente nos finais de semana, quando o movimento no município é maior e o recurso deixa de chegar nas torneiras. “Por aqui, falta água direto no sábado e no domingo. Isso se repete há muito tempo, mas de uns tempos para cá tem ficado insustentável”, conta.

Nestas ruas, há muitas crianças e idosos, inclusive a sogra de Slongo, com mais de 90 anos, que necessitam de água para higiene pessoal. Eles contam que é preciso escolher qual será a atividade a ser feita, se é lavar a roupa, tomar um banho ou encher uma panela para cozinhar, pois usar mais de uma torneira ao mesmo tempo é a certeza de que a água não dará conta. “Eu coloquei roupa para lavar pela manhã, mas só agora depois das 17 horas é que estou conseguindo lavar, porque o dia inteiro não tinha água”, afirma a moradora Loita Kehl.

Vizinhos unem-se para pedir melhorias (Créd.: Dário Gonçalves)

Contraste

Outro vizinho, José Luciano Stropper, trabalha do outro lado do município, próximo ao Centro, e diz que vê o contraste na pressão da água todos os dias. “Onde trabalho, a pressão é excelente, não tem nenhum problema. Mas quando volto pra casa, é sempre esse mesmo problema”, relata.

Há cerca de duas semanas, o prefeito Jorge Darlei Wolf esteve acompanhado do gerente local da Corsan, Sadi Zimmermann, para verificar a reclamação dos munícipes. Um técnico da companhia, vindo de Bento Gonçalves também foi ao local e constatou que a pressão é menor do que deveria. “É preciso encher baldes para colocar água na caixa do banheiro, caso contrário ela não sobe”, explica Gilberto Conceição, que têm duas filhas pequenas”.

Vazamento não identificado

O gerente local, Sadi Zimmermann, explicou que a provável explicação para isso é que existe um vazamento que ainda não foi localizado. Porém, acredita que este problema pode estar resolvido ainda nesta semana, pois as equipes estão trabalhando para identificar o local.

Na última quinta, 13, um problema na Avenida Três de Maio fez com que o a Corsan precisasse abrir o asfalto para corrigir a situação. Devido a isto, o abastecimento foi prejudicado e normalizado somente no dia seguinte. O Prefeito Darlei tem acompanhado a situação e visitando as casas onde existem reclamações juntamente com Zimmermann.

Trabalhos foram feitos na Av. Três de Maio (Créd.: Fabiane Wickert)

Sair da versão mobile