Destaques

Nova Petrópolis: falta rigor na limpeza dos parquímetros do rotativo

02/06/2020 - 09h53min

Nova Petrópolis – Os parquímetros do estacionamento rotativo são equipamentos que, necessariamente, os motoristas precisam tocar para efetuar o pagamento para o uso das vagas. De acordo com o decreto vigente no município, que segue o Decreto Estadual, superfícies de toques devem ser limpas no mínimo a cada duas horas.

A Prefeitura informou ao Diário que a limpeza tem sido realizada como mandam as exigências. Porém, não foi exatamente o que se viu. Segundo um funcionário da Zona Azul, eles realizam as limpezas a cada duas horas, começando às 9h da manhã. Por volta das 11h de ontem, 1º, quando esse funcionário conversou com nossa reportagem, ele estava limpando um dos parquímetros e explicou que cada fiscal é responsável por limpar os equipamentos de sua área.

Porém, as 13h, quando a próxima limpeza deveria ter sido realizada, o serviço não foi visto. Depois, o Diário observou seis equipamentos entre 15h e 15h30, que também não receberam a limpeza nestes horários.

Equipamentos estragados

Destes seis equipamentos observados, três estavam com defeito e não podiam ser usados. Um aviso informando sobre a manutenção e um número de telefone estava colado nos parquímetros. Pouco antes das 15h30, um funcionário estava mexendo em um dos equipamentos estragados, em seguida, outro funcionário chegou para auxiliar e logo saíram do local sem higienizar a superfície. Próximo das 17h, os funcionários também não foram vistos na área central, com exceção de um, que abriu um dos parquímetros para manutenção. Mas também não foi limpo.

Chamada de atenção

O agente de trânsito do município, Micael Cechet, disse que denúncias foram feitas a eles referente ao assunto há cerca de duas semanas. Cechet contou que até o momento, a limpeza estava ocorrendo apenas no início e no fim das atividades, mas que depois desse episódio, passaram a ser mais frequentes. “Nós chamamos a atenção da vigilância sanitária e eles fizeram a cobrança à empresa”, afirmou.

Idosos, que compõem o grupo de risco, utilizam diariamente os parquímetros.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário