Destaques

Nova Petrópolis fará parte de rota para carros elétricos

10/08/2021 - 16h06min

Pórtico de Nova Petrópolis (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A Sicredi Pioneira RS, juntamente à Magnani Luz e Energia, de Caxias do Sul, criaram um projeto para a 1ª Rota do Veículo Elétrico do Rio Grande do Sul, que passará por 15 municípios, da Serra à Região Metropolita, Região das Hortênsias, e ao Litoral. O roteiro terá equipamentos para recarregar os veículos e o objetivo é instalá-los junto a hotéis, restaurantes, lojas e afins para que os ocupantes possam descansar ou usufruir do comércio e gastronomia local enquanto o carro é abastecido de energia.

A rota passará, além de Nova Petrópolis e Caxias do Sul, por Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Osório, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, Tainhas (distrito de São Francisco de Paula) e Cambará do Sul.

Mapa da Rota do Veículo Elétrico (Créd.: Magnani Luz e Energia)

Início em 2021

A primeira estação será instalada no Café Tainhas, em São Francisco de Paula, e deve estar pronta até o fim deste ano. Tanto a Magnani, que produz carregadores elétricos, quanto a Sicredi, que financia o segmento, buscam a parceria de outras empresas para que sejam colocadas estas estações.

Usuários de Nova Petrópolis terão a vantagem de irem para “qualquer” direção, uma vez que o município está no centro da rota. Assim, terão pontos de abastecimento já em Gramado, Novo Hamburgo ou Caxias do Sul, dependendo do rumo que estiverem. As maiores distâncias entre as estações ficarão entre Porto Alegre e Osório (103 km), Caxias e Tainhas (distrito de São Francisco de Paula), e Tainhas e Torres.

A região da Serra será a que terá os postos mais próximos uns dos outros, incluindo o de menor distância, entre Garibaldi e Bento Gonçalves (11 km).

O objetivo é fazer com que os veículos elétricos não fiquem reféns do meio urbano, mas que possam também fazer viagens e fomentar o turismo.

 

Com informações de GZH

Sair da versão mobile