Destaques

Nova Petrópolis fiscalizará se positivados com Covid-19 estão ficando em casa

11/06/2021 - 10h15min

Foto ilustrativa (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Começa nesta sexta-feira, 11, mais duas ações da secretaria da Saúde para combater a pandemia de Covid-19, que vem aumentando novamente. Uma delas já está causando repercussão e opiniões dividias dos munícipes: a fiscalização da Prefeitura na casa das pessoas que estão positivadas com a doença para garantir que elas estão cumprindo o isolamento domiciliar. Já a outra ação é a ampliação da testagem para trabalhadores de escolas, mercados e indústrias.

Sobre a fiscalização na casa das pessoas, o vice-prefeito e secretário de Saúde Martim Wissmann disse que a verificação servirá para garantir o respeito ao isolamento. Quando o paciente recebe o resultado positivo de coronavírus, e não precisa de internação, necessariamente ela precisa ficar isolada em casa até ficar curada. “Essas pessoas assinam um termo se comprometendo em não sair de casa. Mas isso não tem funcionado para todo mundo, visto que há vários relatos de pessoas positivas para a doença na rua”, disse Wissmann. O secretário ainda completou dizendo que uma ação mais contundente é necessária pela falta de conscientização de muitas pessoas.

Testagens

Em números absolutos, Nova Petrópolis já testou mais de 50% de sua população. Até a noite de quinta-feira, 10, 11.008 testes haviam sido feitos no município. É preciso levar em conta que muitos fizeram os testes mais de uma vez, ainda assim, Nova Petrópolis é um dos municípios da região que mais fez testagens.

(Créd.: Francis Limberger)

De acordo com o CovidSinos, projeto de mapeamento dos casos e óbitos por Covid-19 em 18 cidades da Encosta da Serra e Vale do Sinos, até o momento, o Jardim da Serra Gaúcha é o único destes 18 municípios que já ultrapassou os 50% da população testada. “A Amesne chegou à conclusão de que a ampliação da testagem é uma das formas de fazer frente ao atual momento, sem restringir atividades”, afirmou Wissmann.

As medidas fazem parte do Plano de Ação elaborado pelos municípios da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), em resposta ao sistema de “3As” do Governo do Estado, e serão realizadas sem avisos prévios. Conforme a secretaria de Saúde, tanto as operações de testagem quanto de fiscalização nas casas ocorrerão sem aviso prévio.

Sair da versão mobile