Destaques

Nova Petrópolis: Igreja de Nove Colônias tem seu restauro concluído

22/12/2020 - 15h34min

Restauro levou cerca de cinco meses (Créd.: Rose Krauspenhar)

Nova Petrópolis – Uma das últimas igrejas do município que preserva a arquitetura enxaimel original, a Igreja de Nove Colônias, teve seu restauro concluído e a obra entregue no último domingo, 20. A cerimônia foi simples, apenas de algumas autoridades municipais como o prefeito Regis Hahn, o prefeito eleito Darlei Wolf e o presidente da Câmara, Cláudio Gottshalck, e representantes da diretoria de Nove Colônias, Congregação Luterana e Sociedade Canto Alegria.

O evento, de acordo com o secretário adjunto de Cultura, Paulo César Soares, foi simples, mas significativo. Os membros que estavam presentes se mostram muito felizes, emocionados e se comprometeram a fazer um evento da grandeza da obra quando a pandemia acabar. Os pastores Leandro e Ederson deram as bençãos e lembraram da história da igreja, a presidente da congregação, Cristiane Weber, agradeceu, em nome da comunidade, à secretaria de Cultura que viabilizou o restauro.

Autoridades desfizeram o laço, representando a entrega (Créd.: Rose Krauspenhar)

Soares falou em nome do Estado, que não enviou representantes por conta da pandemia, e leu um ofício que mostrava o quanto era importante preservar a arquitetura histórica do município e do Rio Grande do Sul. “Essa igreja representa a dificuldade e a união que os primeiros imigrantes tiveram. É um símbolo de fé, fraternidade e das raízes germânicas”, comentou o secretário.

Foram sete anos desde o início do projeto até a entrega do restauro, que foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio da Imobras e da Cooperativa Piá. “Essa obra ficará registrada na história por, pelo menos, mais 100 anos”, finalizou Soares.

Sair da versão mobile