Destaques

Nova Petrópolis inclusa na “Europa Brasileira”

02/12/2020 - 14h10min

Atualizada em 02/12/2020 - 14h11min

Arquitetura de Nova Petrópolis é inspirada em construções alemãs (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A empresa Schultz Turismo está montando um circuito europeu no Sul do Brasil. Chamado de ‘A Europa Brasileira’ o roteiro passará por 15 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que possuem destaque por sua gastronomia, cultura e paisagens que lembram uma estadia no Velho Continente. As primeiras saídas estão previstas para janeiro de 2021, e fazem parte do projeto ‘Travel in Brazil’.

O pacote completo tem duração de 15 dias, começando e terminando em Curitiba, no Paraná. No Rio Grande do Sul, a aventura prevê hospedagens em Gramado, Canela e Bento Gonçalves, mas com passagens por Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Erechim e Passo Fundo, onde os turistas conhecerão os restaurantes e as atrações culturais, turísticas e gastronômicas. O restante do pacote ainda inclui Treze Tílias, Pomerode, Blumenau, Balneário Camboriú, Florianópolis e Laguna em Santa Catarina, e Mallet, no Paraná.

Roteiro da Europa Brasileira

Para a secretária de Turismo, Roberta Liane da Silva, um roteiro como este agregará muito ao setor, ao comércio e à economia, pois divulgará o município como destino turístico de uma maneira diferenciada. “Um roteiro que explore a cultura que Nova Petrópolis vivencia diariamente, a farta gastronomia que surpreende os visitantes e as belíssimas paisagens do interior do município, irá cativar diferentes públicos para consumir nossos produtos e aproveitar nossos serviços”, comentou.

Destinos

O presidente da Rota Romântica e consultor de Revitalização do Parque Aldeia do Imigrante, Cláudio Weber contou que esta é uma proposta muito positiva para o município, pois fomentará o turismo nacional e, principalmente, o regional. “A Schultz nos procurou e mostramos a eles a Aldeia e o Esculturas Parque Pedras do Silêncio. Eles gostaram na hora e incluíram no roteiro”, comentou.

A princípio, segundo Weber, estes seriam os dois pontos de visitação em Nova Petrópolis. A Aldeia, como o próprio nome diz, mostra toda a cultura imigrante, principalmente na Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. Já nas Pedras do Silêncio, as esculturas mostram a linha do tempo da chegada dos alemães na região. “Esperamos que isso possa começar já em janeiro, mas não temos certeza de nada por conta das trocas de bandeiras”, finalizou.

Irmandade com a Alemanha

Há pouco mais de um ano, em novembro de 2019, uma comitiva da Alemanha, esteve com cerca de 120 pessoas para prestigiar a assinatura de irmandade entre Nova Petrópolis e Emmelshausen. A parceria foi firmada devido às semelhanças do município gaúcho e o alemão, e também porque em 1858, os primeiros imigrantes alemães vieram daquela região, para fundar aqui a Colônia de Nova Petrópolis.

Sair da versão mobile