Destaques
Nova Petrópolis intensificará fiscalização no município
Nova Petrópolis – O município, em conjunto com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), não publicará um decreto próprio para o combate à pandemia do coronavírus. A Associação optou por acolher todos os protocolos do novo sistema do Governo do Estado, aderindo aos termos do decreto estadual de 15 de maio de 2021. Desta forma, a Prefeitura disse que intensificará a fiscalização a partir desta semana para garantir a manutenção dos protocolos atuais e não correr o risco de novas restrições.
Com a adesão integral da AMESNE e da Prefeitura, os estabelecimentos e serviços de Nova Petrópolis passam a ser submetidos aos protocolos obrigatórios e aos variáveis. O novo modelo, que classifica as atividades em três níveis de risco quanto ao contágio da Covid-19: médio/baixo, médio e alto, traz os “protocolos gerais obrigatórios”, que precisam ser respeitados em qualquer hipótese e lugar. Entre eles, o uso de máscara, distanciamento, garantia de ventilação natural e higienização das mãos.
Diferente do antigo modelo, no qual as regiões eram classificadas por bandeiras, a nova metodologia, em vigor desde domingo, 16, trabalha com um sistema de três As: aviso, alerta e ação. Ao perceber sinais de agravamento em determinada região, o comitê estadual emite um aviso. Não havendo efeito sobre os indicadores, é emitido um alerta, para o qual a região precisa apresentar um plano de ação a ser adotado, com protocolos mais rígido e aumento na fiscalização. Se o Governo do Estado não considerar a resposta adequada, ele próprio estabelecerá ações adicionais para a região.
Nesta terça-feira, 18, o Governo Estadual emitiu os primeiros avisos e alertas do novo modelo e a região Covid de Caxias do Sul (AMESNE) recebeu um “aviso”.