Destaques

Nova Petrópolis: monumento na Praça das Flores passa por modificações

29/09/2020 - 16h23min

Após limpeza, o brasão já ganhou maior visibilidade (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O monumento de pedras que contém o brasão do município, localizado no centro da Praça das Flores está passando por uma importante reforma. O local não terá mais o cercamento que tinha até o momento e será elevado para o mesmo nível do restante da Praça. A obra iniciou nesta terça, 29, e deve estar concluída na sexta-feira.

A secretária de Turismo, Roberta Liane da Silva, conta que o objetivo é melhorar o passeio público e dar mais visibilidade ao atrativo construído em 1956. Roberta disse que, do jeito que estava, ocupava muito espaço, atrapalhava quem visitava o local, e as pessoas nem mesmo sabiam do que se trata. “Nós temos que valorizar a importância dessa obra, mas ela precisava ser melhorada. Eu via as pessoas se apertando para tirar fotos em frente a janela do labirinto e tendo que fazer a volta do monumento para fotografá-lo”, comentou.

Desenho estava apagado e não recebia atenção dos turistas. (Créd.: Dário Gonçalves)

Agora, as pedras que fazem o desenho do brasão, serão registradas em fotos para que se saiba exatamente como era, e depois serão retiradas. Conforme cada uma for tirada, o desenho será montado em uma área ao lado para poderem ser colocados da mesma forma posteriormente. O piso ao redor receberá as pedras de basalto que foram tiradas da calçada em frente a UBS Centro, e ficará no mesmo nível do restante da área. Por último, o brasão volta para seu lugar, por onde as pessoas caminharão por cima.

Roberta confirma que a intervenção foi autorizada pelo Conselho Municipal de Cultura e Turismo e não era tombado, por isso a obra é permitida. A ideia inicial era colocar um vidro por cima das pedras, mas foi totalmente descartada pois, como trata-se de local aberto, haveria chuva, criação de musgo e poderiam ocorrer acidentes. “A princípio, não serão gastos recursos, pois as pedras serão reutilizadas e os serviços estão sendo feitos pelos servidores do Turismo”, finaliza a secretária.

(Créd.: Dário Gonçalves)

Por fim, as hastes de ferro que cercavam o desenho poderão ser colocadas nas muretas ao redor do labirinto com a implementação de alguns cabos. O objetivo é oferecer maior proteção e evitar quedas, principalmente de crianças, de cima para baixo. E também, Roberta estuda a possibilidade de também ser colocada uma placa de metal, no chão, explicando do que se trata o monumento.

Sair da versão mobile