Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis: moradores de Linha Temerária relatam mudanças que a obra na VRS-827 trouxe

02/07/2020 - 09h24min

Local agora conta com asfalto de boa qualidade

Nova Petrópolis – Há um ano, as obras de asfaltamento da VRS-827, estrada que liga Linha Temerária, Arroio Paixão, Stille Eck e Tirol, à BR-116, começavam a dar uma nova qualidade de vida para os moradores e trabalhadores do Vale do Caí que usam diariamente essa importante via do município. O recapeamento era esperado há muitos anos e a estrada chegou a ser chamada de “a pior do mundo”.

Antes do problema ser resolvido, a estrada era motivo de reclamações, acidentes e prejuízos em veículos causados pelos inúmeros buracos. Um caminhão, ao tentar desviar das crateras, tombou no acostamento e chegou a ser capa do Diário em 2018 (foto acima). Nem parecia que aquela via já possuía asfalto.

Comparativo mostra a diferença no mesmo local antes e depois da obra

Melhorou 100%

Vilson Witt, de 54 anos, mora às margens da via há muitos anos, e para ele, o novo asfalto melhorou em 100% a qualidade de vida de todos por ali. “Houve um tempo que tinha tanto buraco, que meu cunhado começou a plantar coqueiros no meio da rua para sinalizar. Foram tantos que os motoristas começaram a passar por cima porque não tinha mais como desviar sem cair em outro”, contou Witt.

Curiosamente, a mesma expressão foi usada por outro morador, há três quilômetros de Wilson. “Está 100% melhor”, disse Vanderlei Schneider, de 45 anos. O morador cuida muito bem de seu carro e, por isso, antes do asfalto novo ser colocado, ele conta que preferia sair a pé, do que colocar o veículo na estrada. “Daqui de casa até a BR-116, eu levava cerca de meia hora. E são apenas 3km até lá”, relembra.

Melhorias para a escola

Além do as falto novo, dois quebra-molas foram feitos próximos à Escola Pedro Beck Filho, que fica justamente em uma decida de quem vem no sentido da BR-116. Segundo a diretora da escola, Carina Schildt, as obras foram muito benéficas aos alunos e professores. “Com certeza melhorou bastante! Agora os carros são obrigados a reduzir em frente à escola, o que antes não acontecia. A alta velocidade era constante”, comentou.

Asfalto novo e quebra-molas deu mais segurança aos alunos

A obra

Com um investimento de R$ 2,5 milhões do governo estadual, o Daer iniciou e concluiu os 6,5km de obras, da BR-116 até a ponte do Arroio Paixão, em um mês, eliminando esse problema que enfrentavam, principalmente, aqueles que sempre usaram a VRS-827 como via de escoamento rural. A obra fez parte do pacote de recuperação de estradas de Eduardo Leite.

Em alguns locais, a base da rodovia não foi totalmente refeita, o asfalto velho foi raspado, reaproveitando a base já existente. Porém, alguns trechos com base muito danificada foram reconstruídos. O que sobrava do antigo asfalto foi retirado e uma nova camada de cinco centímetros de espessura foi colocado no local. A obra durou de 24 de junho, quando a limpeza da pista começou, até 23 julho de 2019.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.