Destaques
Nova Petrópolis permite reabertura do comércio e cobrança do estacionamento rotativo
Nova Petrópolis – A Prefeitura e o Comitê de Crise do município decidiram permitir a reabertura do comércio em geral e a prestação de serviços após publicação do Decreto Estadual do governador Eduardo Leite.
O funcionamento do comércio pode ser feito já a partir desta quinta-feira, 16, desde que sejam aplicadas medidas sanitárias de prevenção à propagação do coronavírus Covid-19. O anuncio foi feito Às 12h30 de hoje, 16, e algumas lojas já estão com as portas abertas. A Prefeitura recomenda ainda que trabalhadores e clientes usem máscaras de proteção.
O prefeito Regis Luiz Hahn também solicitou à secretaria de Saúde, por exigência do Decreto Estadual, um estudo com evidências científicas que poderão embasar um futuro Decreto Municipal. O estudo deverá estar concluído a partir da próxima quarta-feira, 22.
Cuidados e restrições
Todos os estabelecimentos devem manter os cuidados com a higienização dos locais, como superfícies de toque, materiais e ambientes, além de disponibilizar álcool em gel, entre outras medidas. Funcionários que apresentarem qualquer sintomas de Covid-19 devem ser imediatamente afastados pelo período mínimo de 14 dias.
Também devem ser oferecidos horários exclusivos para o atendimento a pessoas do grupo de riscos, e bebidas alcoólicas para consumo no local não podem ser comercializadas. Já os hotéis devem hospedar somente pessoas que comprovem estar em uma viagem de trabalho, e recusar hóspedes que estão a passeio ou turismo. Os atrativos turísticos, assim como as escolas, academias, locais de jogos, pubs, bares e casas noturnas seguem suspensos.
Estacionamento Rotativo
A empresa Zona Azul, responsável pelo estacionamento rotativo do Centro do município, retomará as cobranças a partir desta sexta-feira, 17. O uso das vagas não estava sendo cobrado desde o dia 22 de março, após a empresa receber uma notificação da Administração Pública por não respeitar o decreto. Desde então, os veículos passaram a estacionar sem pagar e sem limite de tempo, fato que coincide com o aumento da população no Centro, no período da Quarentena.