Destaques
Nova Petrópolis projeta irmandade com cidade paulista
Nova Petrópolis – O prefeito e vice da cidade de Socorro/SP, Ricardo Lopes e Henrique Cézar, estiveram em Nova Petrópolis entre 31 de outubro e 3 de novembro para conhecer o município e formalizar o interesse em se criar uma irmandade entre as duas cidades. Lopes e Cézar entregaram uma carta de intenções ao prefeito Jorge Darlei Wolf e ao secretário de Turismo, Rodrigo Santos, em reunião no gabinete oficial da Prefeitura.
Darlei e Santos apresentaram as potencialidades de Nova Petrópolis por meio de pontos turísticos e comércios locais. Durante a estadia no município, Lopes e Cézar visitaram atrativos turísticos como a Experiência Edelbrau, Memorial Padre Amstad, Esculturas Parque Pedras do Silêncio e o Parque Aldeia do Imigrante, além de algumas empresas do setor malheiro, a Sicredi Pioneira, a sede da Rota Romântica, o Horto Municipal e a ACINP.
Socorro/SP apresenta diversas semelhanças com Nova Petrópolis, principalmente no turismo de natureza, agricultura, indústria e comércio. “O interesse na irmandade busca potencializar o desenvolvimento das duas cidades, fomentando a troca de experiências por meio de intercâmbios”, afirma o secretário Santos. Os trâmites legais para a irmandade seguirão, passando pelos poderes Executivo e Legislativo.
Sobre Socorro
Socorro é um município que fica na Serra da Mantiqueira e faz divisa com Minas Gerais. Tem 192 anos de fundação e 138 de emancipação, possuindo cerca de 41 mil habitantes. Sua economia está voltada para o setor de confecções (malharias), agricultura, pecuária e turismo ecológico, esporte de aventura, cicloturismo e mototurismo. Fatos que criam a semelhança com Nova Petrópolis. Além disso, a cidade também conta com o Pico da Cascavel, onde pratica-se o voo livre, assim como, em Nova Petrópolis, o Ninho das águias.
Emmelshaunsen
Há dois anos, no dia 9 de novembro de 2019, Nova Petrópolis e a cidade alemã Emmelshaunsen assinaram o acorde de irmandade em uma solenidade no Centro de Eventos que contou com cerca de 120 pessoas, grande parte delas sendo da comitiva que veio da Alemanha para a ocasião. Desde 2017 já existia uma parceria entre as duas cidades para intercâmbio de alunos.