Destaques
Nova Petrópolis se prepara para receber turistas que buscam o frio
Nova Petrópolis – O município sempre foi um dos destinos mais buscados pelos turistas na Serra Gaúcha. No frio, o movimento é intensificado em hotéis, locais gastronômicos e na busca por atrativos e compras de malhas e tricôs. E desde ontem, 20, o avanço de uma massa de ar antártico atingiu o Estado trazendo temperaturas negativas, inclusive com possibilidades reais de neve, fator que atrai significativamente os visitantes.
Para o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, a expectativa é muito positiva pois o frio traz um fluxo interessante de turistas para a Serra, principalmente nos finais de semana. Contudo, o momento é de cuidados por conta da pandemia. Streck conta que todas as empresas e setores estão seguindo os protocolos de segurança e higiene e, por isso, Nova Petrópolis está preparada.
O Parque Aldeia do Imigrante está aberto aos turistas, mas com restrições de capacidade. O Consultor de Revitalização do parque, Cláudio Weber, explica que a Aldeia está à espera dos visitantes, mas não investindo em divulgações. Weber acredita que as questões de segurança devem prevalecer sobre o desejo de ver o ponto turístico cheio.
Nos hotéis, foram adotados procedimentos certificados pela EMBRATUR. “A possibilidade de recebermos turista com Covid-19 é muito pequena”, comentou o diretor do Departamento de Turismo da ACINP, Marcelo Becker.
Pico de vendas já passou
Umas das grandes fontes da economia do município está na venda de roupas de inverno. Porém, de acordo com o diretor do Departamento de Malhas da ACINP, Márcio Kny, o maior período de vendas já passou e o setor foi prejudicado. Agora, com Nova Petrópolis seguindo na bandeira laranja, a possibilidade de vendas cresce com a chegada do turista, mas Kny confessa que não há grandes expectativas para este “frio pontual”. Além disso, o fato do setor ter sido enquadrado como “não essencial” trouxe impactos muito grandes que não serão amenizados com um pico de vendas.
Secretaria pede cuidado
A secretária de Turismo, Roberta Liane da Silva comentou sobre os motivos que fazem de Nova Petrópolis um destino atrativo neste frio, como os hotéis, as paisagens, o frio e a gastronomia. Mas pontua que a pandemia obriga o município a se adaptar ao cenário e impôr limitações. “O aumento de casos positivos nos preocupa e o intenso movimento de turistas nas últimas semanas, principalmente pela classificação na bandeira laranja, nos coloca em alerta”, disse.
Aos que visitarão o Jardim da Serra Gaúcha nos próximos dias, ela pede a compreensão e todo o cuidado necessário para prezar pela saúde de todos, moradores e dos próprios visitantes. “Se proteja, use máscara, evite aglomerações e se cuide. Estamos trabalhando com responsabilidade em todos os processos, preservando a comunidade e oferecendo segurança para o visitante”, finalizou.