Destaques
Nova Petrópolis teve aumento no tráfico de drogas em 2020
Nova Petrópolis – A Brigada Militar apresentou o balanço de 2020 do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), no qual o município faz parte. Os números mostram que o tráfico de drogas teve um aumento considerável em relação a 2019, quase dobrando as estatísticas. Foram 28 traficantes presos contra 15 do ano anterior, o que representa um acréscimo de 87%. No total, houveram 142 prisões, 966 ocorrências atendidas, 11.547 pessoas abordadas e 6.128 veículos fiscalizados.
O que também aumentou, consequentemente, foi a apreensão na quantidade de drogas. A mais apreendida foi maconha, com 2,5 kg tirados do tráfico. Ainda 1,6 kg de cocaína, 293 gramas de crack e 7 unidades de ecstasy. Além das 28 prisões de traficantes, 29 prisões foram de pessoas que estavam em posse das drogas. Seis foragidos/procurados foram presos durante o ano em Nova Petrópolis.
Por outro lado, o número de furtos diminuiu de 97 para 83, o que representa 14%. Furtos de veículos também baixaram de nove para nas estatísticas e não foram registrados roubos a estabelecimentos comerciais, nem roubos de veículo no município.
O comandante do 1º BPAT, Major André Lima da Silva, destacou o número de prisões e a atuação das guarnições da Corporação no ano de 2020: “Mesmo diante da pandemia, a Brigada Militar não parou, sendo que os Policiais Militares diuturnamente continuaram com seu trabalho no policiamento ostensivo, sempre prontos a atender a população através do 190, nos mais variados tipos de ocorrência”, afirmou.
Aumento na pandemia e diminuição no segundo semestre
A pandemia do coronavírus ainda não acabou, mas os primeiros meses dela coincidiram com o aumento do tráfico no ano passado. Até junho, a Brigada Militar havia atendido a 382 ocorrências e efetuado 50 prisões, sendo 10 por tráfico de drogas, o dobro em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, outras seis prisões foram de pessoas que estavam em posse dos entorpecentes.
A maior parte das drogas apreendidas em 2020 foi no 1º semestre, com 3,218 kg, num total de 1,729 gramas de maconha, 1,282 gramas de cocaína e 207 gramas de crack. O tenente Gil Novakoski, de Nova Petrópolis, explicou que, com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e buscaram no tráfico a solução financeira. Os números não contabilizam as drogas apreendidas e prisões efetuadas pela Polícia Civil.